???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9927
Tipo do documento: Dissertação
Título: Discurso sobre Educação Ambiental em Geografia da 10ª Classe no Âmbito da Defesa e Conservação da Natureza em Moçambique
Autor: Notice, Joaquim
Primeiro orientador: Santos, Douglas
Resumo: A Educação Ambiental (EA) na escola deve propiciar a construção de uma consciência global das questões relativas ao meio e modo como os alunos assumem posições referentes à sua protecção e melhoria. Eles devem conferir significado ao que aprendem no tocante à questão ambiental a partir da compreensão dos problemas que afectam a sua vida e sua comunidade. O presente trabalho visa contribuir para uma compreensão das formas do discurso sobre a EA como tema transversal em Geografia da 10ª classe, em Moçambique. Assim, procuro analisar as percepções, concepções e partilhar procedimentos metodológicos, visando melhorar práticas didácticas e a eficácia dos conteúdos da defesa e conservação da natureza. Trata - se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir dos documentos curriculares, aplicação de entrevistas, uso dos questionários aos docentes e alunos da 10ª e 11ª classes. A análise dos dados obtidos mostrou, primeiro, que os professores não possuem o conhecimento da transversalidade, ainda que abord em esporadicamente os temas implícitos como os da EA nas suas aulas. Segundo, nos alunos, por motivo desta abordagem existe um grande déficit de conhecimento s sistematizados sobre EA. Neste trabalho deve -se entender que o papel da EA como te ma transversal em todas as disciplinas não constitui o objecto do estudo, apenas restringí o estudo para a disciplina de Geografia da 10ª classe. No entanto, os professores apesar de perceberem a importância da EA, a sua implementação torna- se difícil por falta do domínio da abordagem já referida, havendo , por isso, a necessidade por parte do MEC propôr procedimentos claros de ensino nos programas para garantir a sua operacionalização satisfatória. Os professores em actividade devem receber formação comple mentar em suas áreas de actuação, com propósito de atender adequadamente ao cumprimento das iniciativas para garantir a conservação e preservação do ambiente visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Abstract: At school the Environmental Education should offer a global sense of issues related to the environment itself and the way how students accept position in relation to their protection as well as improvement. They should provide meaning to what they learn about Environmental Issues starting from understanding of the problems that affect their life and community. This study is aimed at contributing for the understanding of the speeches about Environmental Education as transversal theme in grade 10 Geography programs in Mozambique. In this way, I seek to analyse the perceptions, concepts, and share methodological procedures, aiming to improve didactics practices and efficiencies of the contents that defend and conservation of nature.This is a qualitative research based on curriculum documentation, interviews, use of questionnaires administered teachers and to grade 10 and 11 students. The data analysis obtained show first teachers do not have knowledge about transversality although there is an exporadic treatment of such themes related to Environment Education in lessons. Second, due to this casual treatment of this theme by teachers, students need more detailed knowledge about environmental issues. In this work, there should be an understanding that the function of Environmental Education as a transversational theme in all subjects do not constitute the object of this study, it is only restricted to grade 10 Geography subject. However, teachers despite their understanding of the importance of Environmental Education, its implementation tends to be difficult to deal with due to lack of its treatment already mentioned in this study, therefore, there is a need for MEC to propose clear teaching procedures in the pro grammes to its satisfactory operacionalization. Teachers in service must undergo complimentary training in the areas of their acting,with aim of fulfilling adequately the iniciatives in order to guarantee environmental conservation and preservation aiming to improvement of life quality of citizens
Palavras-chave: Educação Ambiental
Transversalidade
Geografia
Currículo
Moçambique
Environment Education
Transversality
Geograph
Curriculum
Mozambique
Educacao ambiental -- Mocambique
Geografia -- Estudo e ensino -- Mocambique
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Notice, Joaquim. Discurso sobre Educação Ambiental em Geografia da 10ª Classe no Âmbito da Defesa e Conservação da Natureza em Moçambique. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9927
Data de defesa: 2-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joaquim Notice.pdf927,48 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.