???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/992
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão e redes sociais: um estudo de organizações do terceiro setor no município de Itatiba/SP
Título(s) alternativo(s): Management and social networks: a study of third sector organizations in Itatiba/SP
Autor: Galvez, Antonio Gomes 
Primeiro orientador: Junqueira, Luciano Prates
Resumo: As redes sociais do terceiro setor estão baseadas nas relações entre atores, sejam pessoas e/ou organizações, em torno de objetivos e interesses comuns, a fim de melhorar a realidade social em que estão inseridas. Desse modo, o presente trabalho propõe verificar tanto a gestão das organizações da rede como também as relações entre elas, buscando identificar se estas relações contribuem para a eficácia de cada organização. Para tanto, promoveu-se um estudo de caso de natureza qualitativa e quantitativa junto à rede do terceiro setor denominada AEASFI, cujo atendimento destina-se à vários públicos nos diversos segmentos da área de assistência social, como educação, saúde, cultura, recreação, serviços sociais, treinamento, geração de renda, religião, entre outros. No total, dezessete organizações sociais sem fins lucrativos foram pesquisadas, por meio da aplicação de um formulário e de observação participante. Dessa forma, identificou-se o perfil da rede, bem como a gestão das organizações associadas. Por meio de investigação das informações obtidas, foi possível comprovar que as organizações possuem uma gestão estruturada, variando de acordo com algumas características como tempo de existência, tamanho, etc e se configuram como uma rede social. Identificou-se também um predomínio dos interesses individuais em detrimento do interesse coletivo da rede, além de uma certa hierarquia fato que contraria o princípio da horizontalidade. Além disso, a pesquisa evidenciou o compartilhamento de informações, de melhores práticas e, por vezes, de recursos, impactando mesmo que em baixo nível, de forma positiva na gestão de cada organização, melhorando os resultados sociais esperados
Abstract: The social networks of the third sector are based on relationships between actors, whether individuals and/or organizations, around common objectives and interests in order to improve the social reality in which they belong to. Thus, this study proposes to verify both the management of organizations of the network as also the relationships between them, seeking to identify whether these relationships contribute to the effectiveness of each organization. For both, it was promoted a qualitative and quantitative case study with the network of third sector called AEASFI, whose attendance is for the various audiences in various sectors of social assistance area, such as education, health, culture, recreation, social services, training, income generation, religion, etc. In total, seventeen non-profit social organizations were investigated through the application of a form and participant observation. Thus, it was identified the profile of the network as well as the management of organizations. Through investigation of the information obtained, it was evident that organizations have a structured management, varying according to some characteristics such as duration, size, etc, and configure themselves as a social network. It also identified a predominance of individual interests against the collective interests of the network, plus a hierarchy - a fact which contradicts the principle of horizontality. Moreover, research showed the sharing of information, best practices and, sometimes, resources, impacting even at low level in a positive way in the management of each organization, improving social outcomes expected
Palavras-chave: Gestão social
Redes sociais
Terceiro setor
Social management
Social networks
Third sector
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Galvez, Antonio Gomes. Management and social networks: a study of third sector organizations in Itatiba/SP. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/992
Data de defesa: 6-Jun-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio Gomes Galvez.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.