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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Escola Cabana no Município de Belém - PA (1997-2001): entre discursos e práticas
Autor: Pinto, Maria Celia Barros Virgolino
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as formas de interpretação e de ação que as escolas da rede municipal de Belém criaram em resposta à implementação do novo projeto educativo intitulado Escola Cabana, no período de 1997 a 2001, buscando responder à questão de como as escolas incorporaram e viabilizaram essa proposta político-pedagógico. Para atingir esse fim, o procedimento metodológico adotado tem uma abordagem qualitativa, privilegiando o enfoque descritivo-analítico, ao priorizar a análise das observações, opiniões e explicações presentes nas falas dos professores das três escolas investigadas da rede municipal. Igualmente foram examinados documentos oficiais da SEMEC e a literatura especializada sobre reformas educacionais e a dinâmica das escolas frente às novas propostas de mudança. o trabalho se organiza em três partes: a primeira descreve o processo de construção e implementação do referido projeto; a segunda examina os elementos principais do Projeto Escola Cabana, delineado na diretriz-mestra do governo - a qualidade social da educação; a terceira parte traz à discussão a fala dos professores e tem como contraponto o discurso oficial. Dessa forma, é sistematizado, na presente pesquisa, o confronto entre as falas dos professores e o discurso oficial, verificando-se que a nova gestão da SEMEC teve dificuldades de aproximação com a realidade dos docentes e das escolas, o que ocasionou alguns impasses entre a compreensão do projeto e o fazer pedagógico. Esses traços indicam que o Projeto Escola Cabana, ainda que nas suas práticas discursivas estabeleça uma ruptura com a lógica fragmentada do processo escolar, não conseguiu, de fato, viabilizar-se, ao não - ensejar mudanças substanciais na realidade interna das escolas
Abstract: This research aims to analyze ways of interpretation and action of the municipal schools system of Belém in order to implement the new educational project entitled "Escola Cabana" from 1997to 2001. The central problem in this research was: how did schools incorporate and make feasible the political-educational proposal of "Escola Cabana"? Aiming for objectives, the adopted methodological procedure presents a qualitative approach favouring the descriptive-analytical approach. In this study, I have priorized the exam/analysis of present observations, opinions and explanations in the teachers speeches of three schools investigated in the municipal system. Official documents from SEMEC and the educational literature about educational reforms and the dynamic of schools before new proposals of change were constituted in investigation source of research. This paper is organized in three parts; in the first one it is performed the history and construction and implementation processes of the reported project. In the second part, it is examined the main elements of "Escola Cabana" project outlined in the main directive of government , the social quality of education. The third part is about teachers' speech and presents as a counterpart the official discourse. This way, it is possible to organize at the present research the comparison between teachers' speeches and the official discourse. These traits indicate that even if "Escola Cabana" project, in its discursive practices, establishes a break with fragmented logic of the school process, it was not able to make the project feasible. It was in the relationship between what was thought and what was done where the biggest obstacles were concentrated to the implementation of "Escola Cabana". It was checked that the new management of SEMEC had difficulties of approximation with teaching staff and schools reality which caused some impasses between the comprehension of the project and educational act. Finally, in this comparison between concrete educational practices built historically, the project was not able to provoke substantial changes in the internal reality of schools
Palavras-chave: Projeto educativo
Projeto Escola Cabana (Belem, PA)
Ensino fundamental -- Belem, PA
Professores -- Formacao profissional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Pinto, Maria Celia Barros Virgolino. A Escola Cabana no Município de Belém - PA (1997-2001): entre discursos e práticas. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9916
Data de defesa: 9-Jun-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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