???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9907
Tipo do documento: Tese
Título: O desencadear do processo de construção de um projeto pedagógico participativo em um curso de direito: avanços e desafios
Título(s) alternativo(s): The origin of the construction process of a project pedagogic participant at a law course:a progresses and challenges
Autor: Gomes, Lucia Helena de Andrade
Primeiro orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: Esta tese originou-se de um sonho: a articulação da Pedagogia com o ensino jurídico, para construir um novo projeto pedagógico, de forma coletiva e participativa, em um curso de Direito, visando propiciar formação pedagógica aos profissionais do Direito que exercem o magistério, bem como almejamos fomentar a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem Para a elaboração deste estudo, inicialmente apresentamos um breve panorama do ensino jurídico em nosso país: positivista, tecnicista e reprodutor da cultura tradicional.Elegemos como foco deste trabalho: o desencadear do processo de construção participativa e coletiva em um curso de Direito, pontuando os avanços e desafios. A pesquisa foi desenvolvida no curso de Direito do Centro Universitário Padre Anchieta, instituição privada, localizado em Jundiaí, São Paulo.O trabalho fundamentou-se a partir da reflexão e análise do Projeto Pedagógico em vigor, 2005, na instituição e do diagnóstico coletivo da comunidade acadêmica: alunos, professores e coordenação pedagógica. Foram aplicados questionários aos alunos dos quartos anos e a professores, foram realizadas entrevistas com o Coordenador Pedagógico, reuniões presenciais e comunicações virtuais.A análise do diagnóstico demonstrou que havia disposição para que fosse despertado o processo de construção de um projeto pedagógico participativo. Considerando que o Projeto Pedagógico é a identidade da instituição,o modo da organização do trabalho pedagógico, elaboramos um cronograma de atividades para a efetivação do trabalho, que contemplou todos os itens norteadores de um projeto, a partir da missão, da concepção, dos objetivos do curso e o perfil profissiográfico, finalizado com a estruturação da matriz curricular.Nossa trajetória na pesquisa mostrou-se profícua: houve mobilização dos atores institucionais e amplo apoio do Coordenador Pedagógico. Vivenciamos momentos de resistências, limites e contradições, os quais foram superados paulatinamente mediante o diálogo, a reflexão-ação-reflexão.O novo Projeto Pedagógico, construído de forma participativa e coletiva, foi implementado na Instituição. Temos ciência da necessidade do comprometimento de todos os envolvidos no cenário institucional para que o Projeto caminhe e prospere. Trata-se de um produto inacabado, um embrião que será fortalecido ou fragilizado pelo coletivo. Nesse sentido, faz-se necessário um olhar prospectivo e crítico para que possamos prosseguir, avaliar continuamente, lançar-nos à frente e projetar um curso de Direito que tenha como missão formar um profissional que, além do conhecimento jurídico, tenha a compreensão ética de sua atividade articulada ao saber humanístico interdisciplinar, um bacharel que busque participar da construção de uma sociedade mais humana, solidária e justa
Palavras-chave: Ensino jurídico
Curso de direito
Projeto pedagógico
Pedagogic project
Juridical teaching
Law course
Direito -- Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Gomes, Lucia Helena de Andrade. O desencadear do processo de construção de um projeto pedagógico participativo em um curso de direito: avanços e desafios. 2006. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9907
Data de defesa: 28-Sep-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LuciaHelenaDeAndradeGomes.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.