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dc.creatorCerqueira, Homero de Giorge-
dc.contributor.advisor1Casali, Alipio-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:47Z-
dc.date.available2007-09-10-
dc.date.issued2006-09-04-
dc.identifier.citationCerqueira, Homero de Giorge. A disciplina militar em sala de aula: a relação pedagógica em uma instituição formadora de oficiais da Polícia Militar do estado de São Paulo. 2006. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9906-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o processo de formação do oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, trazendo como tema o autoritarismo e a disciplina militar em sala de aula. Apoiando-se em Michel Foucault (na obra Vigiar e punir: nascimento da prisão), busca-se a compreensão desse autoritarismo em sala de aula a começar pela trajetória histórica da Polícia Militar. Trabalha-se com a hipótese de que, com a evolução históricocultural, a instituição responsável pela ordem pública teve de se forjar nos direitos humanos. Ao abordar os direitos humanos e a dignidade da pessoa humana no trato do policial militar com o cidadão, evidencia-se o equívoco do autoritarismo na formação do oficial militar, e ressalta-se a idéia de uma polícia comunitária como forma de contribuição na resolução dos conflitos sociais. Sustenta-se também, por conseqüência, que é essencial formar os oficiais na instituição militar e simultaneamente na universidade, para ocorrer a formação híbrida do cadete da Polícia Militar, adicionando ao caráter militar da disciplina e da hierarquia a formação universitária que lhe possibilitaria uma maior inserção na sociedade, favorecendo a resolução de seus problemas de maneira mais humana e democrática. Por fim, considera-se o currículo na contemporaneidade, articulando-se identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber e poder, conhecimento e cultura, na formação do aluno oficial da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Também se propõem algumas áreas temáticas a serem implantadas no currículo do curso, a fim de extinguir ou diminuir o autoritarismo na sala de aula, e aponta-se a necessidade da medição e da avaliação do curso como um dos aspectos fundamentais para a melhoria na formação do cadete, contribuindo para que este possa se tornar um oficial responsável, democrático e autônomopor
dc.description.abstractThe present work shows the process of formation of the officer of the Military Police of the State of São Paulo from the Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Its main theme is the authoritarianism and the military discipline in the classroom. Theoretically supported by Michel Foucault s to Discipline and Punish: The Birth of the Prison my aim is to trace a historical panorama of the Military Police to understand this authoritarianism in the classroom. As a hypothesis, I put forward as a starting point for reasoning, the social-cultural evolution in which the responsible institution for the public order had to be inspired by human rights. When dealing with human rights and the dignity of the human being as regards the treatment of police officers as citizens, I have found out that there are evidences of equivocal authoritarianism in the formation of the military officer and I emphasize the idea of having a community police as a contribution to the solving of social conflicts. Consequently, I also propose the formation of officers at the military institutions and, simultaneously, at universities in order to promote the appearance of a hybrid formation of the police cadet adding to it the essence of the hierarchy and military discipline and that coming from the university. This movement will favour his maximum social inclusion, allowing him to solve his problems in a more democratic and humanistic way. Finally, I also take into consideration the curriculum of contemporaneity in which identity, the condition of the orther, diversity, subjectivity, signification and discourse, knowledge and power, knoweledge and culture are all interrelated in the formation of the officer of the Academilia de Polícia Militar do Barro Branco. I also point out thematic areas for implementation in the curriculum of the course in order to extinguish or minimize the authoritarianism in the classroom. Mediation and evaluation of the course are also pointed out as one of the most important aspects to improve the cadet s formation, transforming him into a responsible, democratic and autonomous officereng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T14:31:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HOMERO DE GIORGE CERQUEIRA.pdf: 1100871 bytes, checksum: 2aedba25f226a8720c5049b8f75d8486 (MD5) Previous issue date: 2006-09-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22981/HOMERO%20DE%20GIORGE%20CERQUEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPolícia Militarpor
dc.subjectAutoritarismopor
dc.subjectDisciplinapor
dc.subjectFormação de policiaispor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectMilitary Policeeng
dc.subjectAuthoritarianism disciplineeng
dc.subjectOfficer s educationeng
dc.subjectAcademia de Policia Militar de Barro Branco (SP)por
dc.subjectSao Paulo (estado) -- Policia Militarpor
dc.subjectPoliciais -- Treinamento -- Sao Paulo (estado)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA disciplina militar em sala de aula: a relação pedagógica em uma instituição formadora de oficiais da Polícia Militar do estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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