???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9905
Tipo do documento: Dissertação
Título: Currículo em Paulo Freire: um estudo dos aspectos técnico, estético e político do currículo, em Paulo Freire
Autor: Almeida, Eronides Figueira de
Primeiro orientador: Cappelletti, Isabel Franchi
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta os resultados de urna pesquisa de caráter bibliográfico sobre o pensamenta pedagógico de Paulo Freire. Tern por objetivo identificar elernentos que possam fundamentar a teoria de currículo na perspectiva do paradigrna dinârnico-dialógico de interesse ernancipatório. Corno se sabe, a proposta pedagógica de Paulo Freire é urna das rnatrizes desse paradigrna, devido à forma crítica e radical, porém lúcida e não sectária, corn que aborda as questões relativas ao poder, à opressão e a libertação. Entendemos que a relevância desse estudo reside na possibilidade de, identificando-se os elernentos centrais da proposta freireana que enfocam tais questões, podernos organizá-los, tendo ern vista a formulação de uma proposta concreta de ação curriculista dinâmico-dialógica. Ainda que Paulo Freire não seja considerado urn teórico curriculista stricto sensu, a nossa hipótese é que a sua obra oferece substancial variedade de elernentos norteadores para essa construção. O carninho rnetodológico que adotarnos orientou-se pela concepção de currículo do pedagogo norte-americano Michael Apple. Para ele, o currículo é urn processo que se constrói permanenternente, criando, na rnaterialidade da instituição educacional, urn ambiente de representações e de sírnbolos - ambiente simbólico - formados por aspectos técnicos, estéticos, éticos e políticos do cotidiano da vida humana, presentes e atuantes na instituição. Os resultados obtidos corn essa reflexão possibilitaram-nos perceber a lógica e o vigor da proposta da educação libertadora. A consistência desse pensamento, que decorre da própria noção de constituição ontológica do ser hurnano, e o fundarnento da convicção de que o hornern tern capacidade para construir a sua libertação e, assirn, é tarnbém o fundarnento da esperança de que ela e possível. Para Paulo Freire, essa esperança tern sua rnatriz na natureza do ser humano
Palavras-chave: Pensamento pedagogico
Freire, Paulo -- 1921-1997 -- Critica e interpretacao
Educacao -- Curriculo -- Filosofia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Almeida, Eronides Figueira de. Currículo em Paulo Freire: um estudo dos aspectos técnico, estético e político do currículo, em Paulo Freire. 2002. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9905
Data de defesa: 30-Mar-2002
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eronides Figueira de Almeida.pdf7,94 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.