???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9904
Tipo do documento: Dissertação
Título: Currículo: prática educativa e sexualidade - condições escolares para a formação da subjetividade não-heterossexual de alunos(as) de escola católica da zona Sul de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Curriculum: education practices and sexuality - condition the school for the formation of the non-heterosexual subjectivity of the students of a catholic school located in the southern area of São Paulo city
Autor: Cisotto, Laurindo
Primeiro orientador: Casali, Alipio
Resumo: Esta pesquisa pretende investigar as práticas educativas para a formação da subjetividade não-heterossexual de alunos (as) de escola católica da zona sul de São Paulo. À realização desse objetivo exige lidar com uma variedade de temas que compõem a Cultura Contemporânea, tais como: a diversidade, a pluralidade, a hegemonia e as minorias, a multiculturalidade, a inclusão e a exclusão, o preconceito, a identidade e a subjetividade, a sexualidade. Essa variedade é objeto de estudo do Currículo. Pretende-se identificar, analisar e interpretar os dispositivos e mecanismos, de acolhida ou rejeição, que atravessam a prática dos professores, e que se constituem como condições escolares para o desenvolvimento dessa formação de subjetividade. Os fundamentos teóricos estão apoiados em curriculistas e estudiosos das teorias Crítica e Pós-crítica: Apple, Giroux, Gómez, McLaren, Sacristán, Guattari e Rolnik, Moreira e Silva, Abramowicz, Casali, Cortella, Louro, Farias, Pereira, entre outros, e documentos da Igreja Católica, incluindo os da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A metodologia faz uso de elementos da análise quantitativa, mas é predominantemente qualitativa. Os instrumentos utilizados são: análise documental, questionários, entrevistas semi-estruturadas e observação. Objetiva-se com a pesquisa provocar reflexão sobre a temática, pouco presente nos currículos escolares e na academia, e propor alternativas de sua inclusão ao Currículo, fundadas na convicção de que à Escola cabe não apenas acolher respeitosamente a orientação afetivo-sexual dos (as) alunos (as) mas, principalmente, promover sua integridade pessoal. Palavras-chave: Cultura Contemporânea Currículo Subjetividade -Sexualidade não-heterossexual Escola Católica
Abstract: This research aims to enlighten the educational practices for the formation of the non-heterosexual subjeticvity of students of a catholic school located in the southern area of São Paulo City. The pursuit of this aim requires to deal with a variety of themes of which the Contemporaneous Culture is made (built) up, such as: diversity, plurality, hegemony and minorities, multicultural aspects, inclusion and exclusion, prejudice, identity and subjectivity, sexuality. This variety is subject of study of the Curriculum. This way, it is meant to identify, to analyze and to interpret the devices and the mechanisms of acceptance and rejection contained within the teachers practices, which are the conditions for the school to develop this subjectivity formation. The theoretical fundaments are in accordance with the following curriculum-makers and experts in the Critical and Post-Critical Theories: Apple, Giroux, Gómez, McLaren, Sacristán, Guattari e Rolnik, Moreira e Silva, Abramowicz, Casali, Cortella, Louro, Farias, Pereira, among others, and in addition to documents of the Catholic Church, including those of the Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). The methodology makes use of elements of the quantitative analyses, but it is mainly focused on qualitative elements. The instruments employed for this purpose are: analysis of documents, questionnaires, semi-structured interviews and observation. The aim of this research is to arise reflection about the thematic, which shows little emphasis either on the school curricula or in the academy, and to put forward for consideration alternatives for its inclusion in the Curriculum, founded on the conviction that the role of the school is not only to accept respectfully the sexual-affective orientation of the students, but mainly to promote their personal integrity
Palavras-chave: Cultura contemporânea
Currículo
Sexualidade não-heterossexual
Escola católica
Contemporaneous culture
Curriculum
Subjectivity
Non-heterosexual sexuality
Catholic school
Curriculos - Avaliação
Subjetividade
Escolas catolicas
Adolescentes -- Comportamento sexual
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cisotto, Laurindo. Currículo: prática educativa e sexualidade - condições escolares para a formação da subjetividade não-heterossexual de alunos(as) de escola católica da zona Sul de São Paulo. 2006. 254 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9904
Data de defesa: 14-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LaurindoCisotto.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.