???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9891
Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas públicas de educação para o sucesso escolar: correção de fluxo no Paraná (1995-1999)
Título(s) alternativo(s): Public politics of education for the pertaining to scholl success: flux correctness in the Paraná (1995-1999)
Autor: Marochi, Zélia Maria Lopes 
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: O trabalho pretendeu investigar possibilidades e limites das políticas públicas educacionais no enfrentamento do fracasso escolar que atinge prioritariamente os filhos do povo pobre, que representa no Brasil e no Paraná a maioria da população. A problemática proposta foi: o projeto PAIS: Correção de Fluxo cumpriu a sua proposta de corrigir a distorção idade-série existente na rede pública educacional paranaense? Os resultados obtidos indicam ter colaborado para o sucesso escolar de adolescentes e jovens das classes populares e para a melhoria da prática pedagógica na escola pública paranaense? Foram definidos os seguintes objetivos: refletir sobre a implementação de políticas públicas em Educação, especialmente as que focam o sucesso escolar de adolescentes e jovens de classes populares; analisar os resultados produzidos pelo Programa de Adequação Idade/série Correção de Fluxo: PAIS; identificar referências de aprimoramento do sistema público educacional no que tange à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e sua repercussão na prática pedagógica na escola pública paranaense. A discussão teórica centrou-se em políticas públicas vigentes no período analisado e na desnaturalização da evasão e repetência escolares, expressando as questões norteadoras de análise: as iniciais (fracasso escolar, avaliação, resistência, mitos, álibis e preconceitos) e as construídas em processo (inovação e formação continuada). Considerada a natureza da problemática, optou-se pela pesquisa qualitativa do tipo descritivo-analítica, buscando reunir informações sobre o fracasso escolar ocorrido na rede estadual na fase imediatamente anterior ao período estudado, indagar como se colocava a produção teórica sobre o tema, verificando como os responsáveis pela área pedagógica na estrutura da Secretaria de Estado da Educação se posicionavam sobre a questão e seu enfrentamento, para a definição de estratégias a serem incluídas na construção da política governamental para a educação paranaense. Os procedimentos e instrumentos utilizados foram análise documental, questionário e entrevista, recolhendo-se dados diretamente com o grupo de sujeitos atingidos, posteriormente analisados, a partir das visões de técnicos lotados no sistema educacional, de equipes pedagógicas, professores e alunos. Constatou-se que a efetividade do Programa provocou forte alteração nos indicadores de produtividade da rede estadual de ensino, reduzindo quase à metade a reprovação de 5ª a 8ª série (de 17,2% para 10,5%), houve também diminuição em cerca de um terço nas taxas de abandono das séries finais do ensino fundamental (de 12,8% para 8,1%) entre 1996 e 1999. Destacam-se, ainda, como resultados: reorganização do fluxo escolar na rede estadual, no período pesquisado; formação continuada de professores com qualidade e pertinência; modificações na organização do ensino e do currículo; mudança na organização escolar a partir da análise dos índices de aprovação, reprovação, desistência dos alunos, número de concluintes do ensino fundamental em relação ao total de matrículas; mudança na relação com os pais dos alunos envolvidos; nova forma de articulação das equipes envolvidas, criando relação horizontal entre a SEED, os NREs e a escola; nova cultura de trabalho e relação profissional; criação de nova ética profissional para o grupo de participantes do programa; implementação de novas formas de trabalho docente, inclusive nas turmas do ensino regular.
Abstract: The purpose of this work intended to investigate the possibilities and the limits of the educational public politicals facing the school failure that reach the poor people, who represents in Brazil and in Paraná the major of the population. The problematical of the research was: Did the project PAIS: correction of the flux executed its purpose of correcting the distortion age-serie existent in the public school of Paraná? Did the obtained results shows the collaboration to the school success of the adolescent and young children of the popular social classes and the improving of the pedagogical training in the public school of Paraná? The aim of this investigation: reflecting about the implementation of the public politicals in Education, mainly the ones that shows the school success of the adolescents and young people of the popular social classes analyzing the produced results by the Program of Adjustment Age/Serie Correction of the flux: PAIS; indicating references of the improving of the educational public system about the progress of quality and the process of teaching/learning and its repercussion on the pedagogical training in the public school in Paraná. The theory discussion focuses in the effective public politicals related to the analyzed period, and the evasion of the school repeater, expressing the indicating question of the analysis at a first (school failure, valuation, resistance, myths, alibis and prejudice) and the constructed in process (innovation and continued formation). Considering the problematical nature, it has chosen the qualitative research and the descriptive-analytical pattern, investigating to join information about the school failure occurred in the state school in the initial fase earlier the studied period, to enquire how to put the theory production on the theme, verifying how the responsibles about the pedagogical area on structure of the State Secretary of Education and its position about the question and the confront, for the definition of strategies to be concluded in the construction of the governmental political to the education of Paraná. The utilized instruments were the documental analysis, questionnaire and interview, collecting direct information with the group of affected citizens, and later analyzed by technicians who works in educational system, a pedagogical group and the teachers and students. It was proved that the effective of the program instigate a strong alternation in the indicators of the productively in the state school, decreasing almost in the half the reprobation from 5ª to 8ª series (17,2% to 10,5%), it occurred the decreasing too about a third part the abandoned the final series of the fundamental schooling (12,8% to 8,1%) between 1996 and 1999. Detaching, as results: the reorganization of the flux schooling in state school, in the researched period; the continued formation of the teacher with quality and pertinacious; the modification in the organization of education and the curriculum; the changing in the school organization through the analysis of the acceptance index, reproval, discontinuance of the students, the achieving number of the fundamental schooling in relation about the total of registration; the changing in the relationship with the children s involved parents; a new articulation form of the involved groups, creating horizontal relation between SEED, the NREs and the school; new culture work and professional relation; creating the new professional ethic for the participants group; new implementation forms of academicians work, inclusively the regular groups of teaching.
Palavras-chave: Políticas públicas
Adequação idade-série
Correção de fluxo escolar
Fracasso/sucesso escolar.
Public political
Adequacy age-serie
Schooling flux correctness
Unsuccessfulness/success schooling.
Educacao e Estado -- Parana, PR
Fracasso escolar
Escolas publicas -- Parana, PR
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Marochi, Zélia Maria Lopes. Políticas públicas de educação para o sucesso escolar: correção de fluxo no Paraná (1995-1999). 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9891
Data de defesa: 10-May-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Zelia Naria Lopes Marochi.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.