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Tipo do documento: Dissertação
Título: As políticas públicas de avaliação: o ENEM, expectativas e ações dos professores
Título(s) alternativo(s): Policies evaluation
Autor: Maggio, Isabel Placida
Primeiro orientador: Cappelletti, Isabel Franchi
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) instrumento avaliativo inserido no Sistema Nacional de Avaliação integrante das políticas públicas de avaliação implantadas a partir da década de 90 no Brasil A questão central que orienta este estudo é a identificação dos significados do ENEM aos professores tendo em conta o contexto histórico social e político de seu surgimento, especialmente nas políticas públicas avaliativas intensificadas a partir da década de 90 O trabalho procura ainda identificar se esse instrumento provoca mudanças no currículo e mais especificamente, na prática pedagógica do cotidiano da sala de aula. A opção metodológica foi pela abordagem qualitativa em razão da natureza do objeto pesquisado O trabalho de campo foi realizado em 2005 junto a uma escola pública estadual localizada no interior do Estado de São Paulo e que foi tomada como unidade de pesquisa Foram utilizados questionários semi estruturados como procedimentos para a coleta de informações Os resultados apontam para um professor ambivalente entre conhecer e desconhecer aceitar e resistir às propostas do ENEM na medida em que mantém a ilusão de que seus resultados possam beneficiar os alunos de escola pública a terem acesso ao curso superior
Abstract: The object of study of this treatise is the ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), an evaluative instrument under the National Evaluation System, an integral part of the Public Evaluation Policies introduced in Brazil in the 90 s. The core issue steering this study is what the ENEM represents to teachers, taking into account the historical, social and political context in which it arose, especially in regard to the Pubic Evaluation Policies that were broadened as of the 90 s. This treatise also seeks to determine if this instrument has led to any curricular changes, particularly as regards everyday classroom teaching practices. A qualitative approach was chosen for the methodology because of the nature of the subject under study. The field work was conducted in 2005 at a state public school located in inland São Paulo State, adopted as the research unit. Semi-structured questionnaires were used to process the information gathered. The results indicate that teachers display ambivalence between knowing and not knowing, accepting and rejecting the ENEM proposals, maintaining the illusion that its results may be beneficial to students of public schools seeking access to college
Palavras-chave: Avaliação do ensino médio
Secondary education evaluation
Exame Nacional do Ensino Medio - ENEM
Ensino medio -- Brasil -- Avaliacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Maggio, Isabel Placida. As políticas públicas de avaliação: o ENEM, expectativas e ações dos professores. 2006. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9890
Data de defesa: 28-Apr-2006
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