???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9875
Tipo do documento: Dissertação
Título: A ética e a estética como princípios norteadores da aprendizagem em um curso de turismo
Autor: Schulze, Thiago Rodrigues
Primeiro orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar e identificar princípios norteadores da aprendizagem em um curso de Turismo. Destaca como hipótese a importância da ética e da estética, relacionadas à hospitalidade e à sustentabilidade, como princípios norteadores da aprendizagem em um curso de Turismo. O trabalho é desenvolvido com base em aspectos teóricos ligados à aprendizagem, considerando-a como o desenvolvimento integral do ser humano em uma lógica alternativa à essencialmente mercantil, concretizada a partir de competências ligadas a conhecimentos, habilidades e atitudes. Os princípios norteadores da aprendizagem emergem da concepção de ser humano de cuidado de Leonardo Boff, que considera o ser humano como um ser de cuidado em contato com o mundo e com os outros seres humanos, dando origem às dimensões ética e estética. Tais princípios são analisados, observando as peculiaridades da atividade turística, resultando na identificação da hospitalidade e da sustentabilidade como princípios norteadores da aprendizagem em um curso de Turismo. Finalmente, a pesquisa analisa se e como tais princípios aparecem em um Projeto de Curso de Turismo oferecido por uma instituição de Educação Superior, obtendo como resultado a possibilidade de se organizar um Projeto de Curso a partir dos princípios norteadores da aprendizagem identificados nesta pesquisa.
Abstract: This research aims to investigate and identify learning guide principles in a Tourism course. This goal is justified by the existence of a context which involves new aspects linked to the learning processes developed in Tourism courses. The work is developed taking into account theoretical aspects linked to learning, considering it as full development of the human being in an alternative logic, different from the one which is exclusively market-oriented, making it concrete by competences linked to knowledge, skills and attitudes. The learning guide principles are based on Leonardo Boff´s concept of care-human, a human being in care contact with the world and with other humans, giving origin to the ethical and aesthetical dimensions. Those principles are analysed considering the peculiarities of tourism activity, resulting in the recognition of hospitality and sustainability as the learning guide principles in an Tourism course. Finally, the research analyses how those principles are present or not in a Tourism Course Project, provided by a Higher Education Institution, obtaining as a result the possibility to organize a Course Project taking into account those learning guide principles identified in this research.
Palavras-chave: aprendizagem
princípios norteadores da aprendizagem
cursos de Turismo
learning
learning guide principles
Tourism courses
Aprendizagem
Turismo -- Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Schulze, Thiago Rodrigues. A ética e a estética como princípios norteadores da aprendizagem em um curso de turismo. 2006. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9875
Data de defesa: 27-Apr-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Thiago Rodrigues Schulze.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.