???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinto, Alexandre Saul-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4403143E5por
dc.contributor.advisor1Ponce, Branca Jurema-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:39Z-
dc.date.available2016-01-29-
dc.date.issued2015-12-02-
dc.identifier.citationPinto, Alexandre Saul. Para mudar a prática da formação continuada de educadores: uma pesquisa inspirada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. 2015. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9870-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa o processo de construção e desenvolvimento de uma pesquisa-formação, tendo em vista o desvelamento crítico de obstáculos que se interpõem à formação continuada de professores e a investigação de possibilidades de reconstrução da prática pedagógica dos educadores participantes. Tem como referencial teórico a pedagogia de Freire ([1970] 1987) e aportes de autores que se colocam em um mesmo espectro de preocupação com a formação docente, no bojo da educação crítica, tais como Zeichner e Diniz-Pereira ([2002] 2011), Nóvoa ([1992] 1995b), Imbernón (2010), Freitas (1992b), Gatti, Barreto e André (2011), A. M. Saul ([1985] 2010) e Silva (2004) e que permitiram ampliar o escopo de interpretação dos dados produzidos. Trabalha com a metodologia da investigação temática (FREIRE, [1970] 1987) acrescida de proposições de Silva (2004), principalmente em relação à construção e utilização de redes temáticas. A proposta de pesquisa concretizou-se em uma oficina de formação, realizada em doze encontros, com nove alunos do Mestrado Profissional Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), nomeada Mudar é difícil, mas é possível e urgente: uma prática crítico-transformadora de formação de educadores . Os dados produzidos na prática dessa pesquisa-formação foram agrupados em eixos que correspondem aos momentos da investigação temática: leitura da realidade, análise crítica da realidade e elaboração de propostas de ação. A análise das evidências foi realizada com apoio do referencial teórico selecionado, sobretudo as categorias: reflexão crítica sobre a prática , linguagem , diálogo , participação , autonomia e transformação , que compõem uma trama conceitual que explicita a compreensão do autor da Tese sobre o conceito de formação permanente de Paulo Freire. Os resultados obtidos demonstram o valor e a viabilidade da investigação temática como caminho de pesquisa e formação docente, comprometido com a superação de situações-limites apresentadas pelos educadores envolvidos no processo; a ampliação da compreensão dos sujeitos da pesquisa sobre a formação continuada, na perspectiva da formação permanente freireana e movimentos de transformação de formas de pensar e agir dos participantes, com relação à formação docente, evidenciados em sua adesão a novos valores e intenções de mudar suas práticas. Esta pesquisa pode oferecer contribuições ao que vem sendo investigado no tocante à formação de educadores, porque construiu e pôs em ação um processo formativo que vai na contramão do que tem dominado as políticas e práticas contemporâneas de formação continuadapor
dc.description.abstractThis research analyzes the process of construction and development of a research-education practice, in view of the critical unveiling of obstacles that stand in the way of the in-service teacher education and the investigation of possibilities for the rebuilding of the pedagogical practice of the participating educators. Its theoretical framework is based on the pedagogy of Paulo Freire ([1970] 1987), and on contributions of authors who are placed in the same spectrum of concern regarding teacher education, in the scope of critical education, such as Zeichner and Diniz-Pereira ([2002] 2011), Nóvoa ([1992] 1995b), Imbernón (2010), Freitas (1992b), Gatti, Barreto and André (2011), A. M. Saul ([1985] 2010) and Silva (2004) and that have allowed the range of interpretation of the data produced in the present work to be broadened. It works with the methodology of thematic investigation (Freire, [1970] 1987) plus Silva propositions (2004), especially in relation with the construction and use of thematic networks. The research proposal was materialized in a teacher education workshop held in twelve meetings, with nine students of the Professional Masters course - Education: Education of Teacher Educators of the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP), named "Changing is difficult but it is possible and urgent: a critical-transforming practice of teacher education". The data produced in the practice of this research-education have been grouped into axes corresponding to thematic research phases: reading of reality , critical analysis of reality and preparing action proposals . The analysis of the evidences was held with the support of the selected theoretical framework, especially the categories "critical reflection on practice", "language", "dialogue", "participation", "autonomy" and "transformation", which make up a "conceptual thread" that explains the understanding of the author of the thesis on the concept of permanent education of Paulo Freire. The results demonstrate the value and feasibility of the methodology of thematic investigation as a research path and as a teacher education practice, committed to overcoming limit-situations presented by the educators involved in the process; expanding the understanding of the research subjects on in-service teacher education, in the perspective of Freirean permanent education, and movements of transformation in ways of thinking and acting of the participants, with regard to teacher education, evidenced in their adherence to new values and intentions to change their practices. This research may provide contributions to what has been investigated in relation to teacher education, as it produced and put into action an educational process opposed to the political and contemporary mainstreamed practices of in-service teacher educationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T14:31:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alexandre Saul Pinto.pdf: 3550001 bytes, checksum: 1030f231fef70fb3bd06e89bb1527aeb (MD5) Previous issue date: 2015-12-02eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22968/Alexandre%20Saul%20Pinto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectFormação permanente de educadorespor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectMetodologia da investigação temáticapor
dc.subjectPesquisa-açãopor
dc.subjectPermanent teacher educationeng
dc.subjectIn-service teacher educationeng
dc.subjectMethodology of thematic researcheng
dc.subjectAction-researcheng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titlePara mudar a prática da formação continuada de educadores: uma pesquisa inspirada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freirepor
dc.title.alternativeTo change the practice of in-service teacher education: a research inspired by the theoretical and methodological framework of Paulo Freireeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandre Saul Pinto.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.