???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9855
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pastoral da Criança no Brasil e a formação de líderes: contribuições da Pedagogia de Paulo Freire
Autor: Cunico, Ednilson 
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esse trabalho analisa como vem sendo desenvolvido o processo de formação de Líderes da Pastoral da Criança, que atuam voluntariamente em milhares de comunidades no Brasil e no mundo, com o compromisso de combater a mortalidade infantil, pela orientação junto às famílias, no seu contexto familiar e comunitário. O trabalho procura fortalecer o compromisso com a construção da cidadania, conforme consta no Guia do Líder. A Organização Pastoral da Criança surgiu no Brasil no ano de 1983, fundada pela médica e sanitarista Dra. Zilda Arns Neumann. Depois de 30 anos de atuação, principalmente no campo da saúde, a organização vem provando que com medidas simples e de baixo custo pode-se diminuir expressivamente a mortalidade infantil. Esse estudo no campo educativo analisa a proposta de formação da Pastoral da Criança, tendo como referencial conceitos fundamentais da pedagogia de Paulo Freire. É uma pesquisa qualitativa na qual foram utilizados procedimentos de análise de documentos e entrevista semiestruturada. Concluiu-se que o trabalho de formação das líderes, embora demonstre resultados positivos na prevenção e cuidados com a saúde da criança, para avançar no horizonte da educação crítico-libertadora, precisa aprofundar a sua ação, por meio da problematização e análise de situações-limites, encontradas no campo de trabalho, junto às comunidades atendidas pela Pastoral da Criança
Abstract: This paper analyzes how the Pastoral da Criança training leaders process has been developed by people who are volunteer in thousands of communities in Brazil and other countries, with the commitment to fight infant mortality of followed up families, in the community environment. The work of the leaders aims to strengthen the engagement with the goal of constructing citizenship, as stated in the Leader s Guide Book. The Pastoral da Criança. Organization was launched in Brazil in 1983, by the doctor and sanitarian Zilda Arns Neumann. After 32 years of acting mainly in the health field, the organization has been demonstrating that with simple and low-budget initiatives it is possible to reduce expressively child mortality. This paper in the educational field analyzes the training proposal of Pastoral da Criança, taking as reference the key concepts of Paulo Freire pedagogy. This is a qualitative research using the analysis of procedures and semi-structured interviews. The conclusion drawn from this research is that the process of the leaders training, although demonstrate very positive results in the prevention and children health care, to advance in the horizon of critical-liberating education, need to deepen its action, through problem based learning and analysis of borderline situations, found in the work field, along with the communities followed up by Pastoral da Criança
Palavras-chave: Pastoral da Criança
Formação
Paulo Freire
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cunico, Ednilson. Pastoral da Criança no Brasil e a formação de líderes: contribuições da Pedagogia de Paulo Freire. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9855
Data de defesa: 24-Aug-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ednilson Cunico.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.