???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9839
Tipo do documento: Tese
Título: Formação continuada do professor: uma proposta na área de Língua Portuguesa
Autor: Jarmendia, Amélia Maria
Primeiro orientador: Alonso, Myrtes
Resumo: Salvo raras exceções a formação continuada de professores dá-se na forma de cursos que visam à transmissão de conteúdos e técnicas definidos previamente a partir de uma visão geral das necessidades dos docentes Considerando que o modelo convencional não se revela suficientemente eficaz quando se pretende implantar e implementar inovações curriculares que implicam novas compreensões do objeto de ensino e aprendizagem e mudanças na prática docente pois neste caso importa ter acesso ao que fazem e pensam os professores, neste trabalho, investigo como organizar um processo de formação continuada de professores que rompendo com o modelo convencional possa contribuir tanto para o avanço do conhecimento na área quanto para o desenvolvimento pessoal e profissional do professor Para o desenvolvimento da pesquisa partindo da idéia de que é possível que a ação formativa ocorra por meio de um processo conduzido de forma flexível em que o fazer e o pensar dos professores bem como suas necessidades sejam tomados como ponto de partida para discussões reflexões e estudos organizei com a colaboração de um grupo de professoras um espaço de formação a que denominamos Grupo de Estudo GE que é também recurso metodológico desta pesquisa A pesquisa possibilitou a definição de procedimentos metodológicos que se mostraram adequados à criação de um contexto alternativo de aprendizagem em que os docentes se tornaram sujeitos de sua própria formação assumindo ao mesmo tempo o papel de formando e formador Em síntese a pesquisa revelou que é possível organizar e conduzir um processo de formação continuada que diferentemente dos modelos convencionais apresenta entre outras as seguintes características: cria um contexto em que os professores aprendem com seus pares; reconhece e valoriza os saberes docentes; recupera a prática como espaço de formação e reflexão; organiza-se em torno das necessidades dos professores e possibilita o exercício da autonomia compartilhada Considero portanto ter alcançado o que se pretendia com o desenvolvimento desta pesquisa e espero assim ter dado minha contribuição para os estudos na área de formação do professor
Abstract: Apart from some exceptions teachers lifelong learning is generally offered in courses that aim the transmission of contents and techniques previously defined from a general view of teachers needs The conventional model is considered not sufficiently efficacious when it is intended to implant and implement curricular innovations that implicate new comprehension of the teaching and learning object as well as changes in the teaching practice due to the fact that what it matters is to have access to what teachers do and think Thus in this thesis I investigate how to organize a lifelong learning process which breaking the conventional model can contribute to the knowledge in the specific area as well as to the personal and professional development of the teacher Developing the research from the idea that it is possible to carry out in a flexible way the act as educating as a process in which the do s and think s of the teachers as well as their needs are considered the starting point of discussions reflections and studies I organized with the collaboration of a group of teachers a space of formation denominated Study Group (SG) which is also a methodological resource of this research The research allowed the definition of methodological procedures that were shown adequate to the creation of an alternative context of learning in which the teachers became the subject of their own formation assuming at the same time the role of the one who is being educated as well as the educator Summarizing the research revealed that it is possible to organize and carry out a process of lifelong learning that differently from the conventional models presents among other things the following features: it creates a context in which the teachers learn with their peers; it recognizes and gives value to the teachers knowledge; it retrieves the practice as a space of education and reflection; it organizes itself around the teachers needs and it allows the exercise of the shared autonomy I considered therefore to have achieved the proposed aims of this research and I hope to have given my contribution to the studies in the area of teachers lifelong learning
Palavras-chave: formação continuada, língua portuguesa e aprendizagem docente
lifelong learning, Portuguese and teacher learning
Professores de portugues -- Formacao profissional
Educacao continuada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Jarmendia, Amélia Maria. Formação continuada do professor: uma proposta na área de Língua Portuguesa. 2006. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9839
Data de defesa: 14-Feb-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amelia Maria Jarmendia1.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.