???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9837
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino-aprendizagem por projetos no ensino médio: estudo crítico de um caso em implantação numa escola pública paulista
Autor: Domingues, Sumáia Ganej
Primeiro orientador: Casali, Alipio
Resumo: Esta dissertação tem como tema a organização do ensino aprendizagem por projetos numa escola pública de Ensino Médio do Estado de São Paulo.O estudo surge a partir da necessidade de se pesquisar quais elementos envolvidos nesse tipo de organização curricular contribuem para sua pertinência, continuidade e implementação.Seu objetivo é promover o estudo sobre a pedagogia de projetos; analisando como esse dispositivo pode realizar de modo mais eficaz o aprendizado, proporcionando novas dinâmicas no meio escolar. O referencial teórico para a análise constitui-se de autores que proporcionam caminhos de reflexão sobre o tema: o ensino aprendizagem por projetos em diferentes épocas da educação escolar.Foram abordadas as idéias de Comenius, Jean-Jacques Rousseau, John Dewey, Decroly, Paulo Freire e Fernando Hernandéz. Consciente de que o trabalho com projetos ainda é uma prática instalada dentro do ambiente escolar sem critérios, conceituação e prévia preparação e capacitação do profissional, esta pesquisa adota a metodologia de um estudo de caso, por meio de observação e participação na implementação de um projeto, pretende analisar essa prática que, de certa forma, traz mudanças e rupturas no processo ensino aprendizagem, e também mostrar as dificuldades, os avanços e as lições que se podem tirar desse tipo de organização curricular. Pelos resultados obtidos numa escola de Ensino Médio do Estado de São Paulo, é possível verificar que a organização administrativa e pedagógica da escola e o envolvimento da equipe escolar e da comunidade permitem que o ensino aprendizagem por projetos seja um elo decisivo no cotidiano da escola contribuindo para a construção de sua identidade
Abstract: This dissertation has as a theme the organization of teaching-learning through projects at a public high school in the state of Sao Paulo. The study arises from the necessity of searching which elements involved in such a kind of curriculum organization, might contribute for its pertinence, continuity and implementation. It aims to promote the development of the pedagogy of projects, analyzing how that tool may accomplish learning more effectively, providing this way new dynamics in the curriculum. The theoretical reference for the analysis is made of authors who provide ways of reflecting on the theme, that is to say, the teaching-learning through projects in different periods of school education. Ideas of Comenius´s , Jean-Jacques Rousseau s , John Dewey s, Decroly´s, Paulo Freire´s and Fernando Hernandez s were approached . Being aware that working with projects is still a practice installed within the school environment without enough criteria, concept, and previous preparation or enabling of mentioned professionals, this research adopts the methodology of case study, through observation and participation in the implementation of a project. The intention is to analyze this practice which brings important changes in the process of teaching-learning, as well as it shows the difficulties, advances and lessons that one can take from such a kind of curriculum organization. By the obtained results through the study and analysis of an implanted project in a high school from the state of Sao Paulo, it is possible to notice that the administrative and pedagogical organization of school and the commitment between school and community allow that the teaching-learning through project be a decisive link at the school routine, contributing to the building of its identity and also making an advance in the curriculum conceptions and practices
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem por projetos
Projetos interdisciplinares
Ensino médio
Projeto político pedagógico
Teaching-learning through projects
Inter-subject projects
High school
Political-pedagogical project
Aprendizagem
Ensino
Ensino medio -- Sao Paulo (estado)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Domingues, Sumáia Ganej. O ensino-aprendizagem por projetos no ensino médio: estudo crítico de um caso em implantação numa escola pública paulista. 2006. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9837
Data de defesa: 20-Feb-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Sumaia Ganej Domingues.pdf19,71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.