???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9831
Tipo do documento: Dissertação
Título: O olhar de professores sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): possibilidades e limitações
Título(s) alternativo(s): The teachers look at the basic education development index (IDEB): possibilities and limitations
Autor: Cordeiro, Gisele Alves da Costa 
Primeiro orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: O presente trabalho analisa, sob a ótica de professores de duas escolas do Município de São Paulo, as possibilidades e limitações dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no currículo escolar. Traz breve contextualização político-educacional da temática, abordando o papel do Estado na Avaliação da Educação Básica, assim como as características, tendências, influências e o uso dos resultados do Ideb nas escolas. O estudo segue a abordagem qualitativa e a pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública do Município de São Paulo. Os sujeitos foram os(as) professores(as) que atuam nos anos finais dos ciclos do ensino fundamental, das áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática, ambas avaliadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil e que compõem o Ideb. A coleta de dados da pesquisa ocorreu por meio de análise bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Como resultados, verificou-se que há convergência na fala dos(as) professores(as) pesquisados(as) sobre a importância das avaliações externas. Verificou-se também que a ênfase dada aos resultados da avaliação vem acarretando repercussões no currículo. Constatou-se ausência de relatórios qualitativos dessas avaliações, o que poderá enfraquecer possível discussão pedagógica para a tomada de decisões tanto para a comunidade educativa quanto para as Políticas Públicas de Avaliação
Abstract: This paper analyzes, from the perspective of teachers from two schools in the city of São Paulo, the possibilities and limitations of the results of the Basic Education Development Index (IDEB) in the school curriculum. Brings brief political and educational context of the theme, stressing the role of the state in Evaluation of Primary Education, as well as the characteristics, trends, influences and the use of the results of Ideb in schools. The study follows a qualitative approach and the research was conducted in two public schools in São Paulo. The subjects were (as) teachers (as) who work in the final years of the cycles of basic education, the Portuguese-speaking areas of knowledge and mathematics, both evaluated in the National System of Basic Education Evaluation (SAEB) and Proof Brazil and comprising the Ideb. The collection of survey data were collected through literature review, documentary and semi-structured interviews. As a result, it was found that there is convergence in the speech of (as) teachers (as) surveyed (as) about the importance of external evaluations. It was also found that the emphasis on evaluation results is resulting impact on curriculum. It found no qualitative reports of these assessments, which could weaken possible pedagogical discussion for decision making both for the educational community as for Public Policy Evaluation
Palavras-chave: Políticas públicas de avaliação
Ideb
Public evaluation policies
Ideb
Curriculum
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cordeiro, Gisele Alves da Costa. O olhar de professores sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): possibilidades e limitações. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9831
Data de defesa: 26-Feb-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gisele Alves da Costa Cordeiro.pdf734,22 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.