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Tipo do documento: Dissertação
Título: O paradigma relacional na dimensão do consumo: um estudo de aplicação no varejo
Autor: Trigo, Irineu Lopes 
Primeiro orientador: Serralvo, Francisco Antonio
Resumo: O presente trabalho se propõe a investigar a aplicação do marketing relacional no mercado de autosserviço alimentar brasileiro como estratégia corporativa para a construção de vantagem competitiva sustentável, sendo que sua relevância reside na importância social do setor e das significativas transformações, por ele, sofridas, decorrentes principalmente da internacionalização de grandes grupos varejistas, gerando grande concentração, e dos significativos avanços tecnológicos. Nesse contexto a fundamentação teórica foi elaborada a partir da discussão sobre a viabilidade da aplicação do marketing de relacionamento com cliente no mercado consumidor, da gestão do relacionamento do cliente, enquanto processos e tecnologia, e do construto da lealdade como referência da disposição relacional do consumidor. Para essa investigação foram escolhidas, como unidades de análises, duas das principais redes varejistas brasileiras e a opção do método de investigação recaiu sobre o estudo de casos múltiplos cuja análise dos resultados sugere que o relacionamento com clientes é, muito mais, até este momento, uma estratégia de marketing do que corporativa, com objetivo de obter volume de vendas e, consequentemente, melhorias na participação de mercado, onde a interação com o consumidor é buscada com intuito de conhecê-lo melhor em seu comportamento de compra de forma a ajustar as campanhas promocionais a esse comportamento
Abstract: This study aims to investigate the application of relationship marketing in the Brazilian food market self-service as a corporate strategy to build sustainable competitive advantage and its relevance lies in the importance of the social sector and the significant changes in it, mainly due to the internationalization of large retailers, generating great concentration, and significant technological advances. In this context the theoretical framework was drawn from the discussion on the feasibility of implementation of customer relationship marketing in consumer markets, managing customer relationship, as processes and technology, and construct of loyalty as reference for the relational consumer. For this research were chosen as units of analysis, two major Brazilian retailers and the choice of method of investigation fell on the multiple case study whose analysis of the results suggests that the relationship with customers is much more, so far, a marketing strategy than enterprise strategy, aiming to achieve sales volume and consequently, improvements in market share, where the interaction with the consumer is sought with a view to know them better in their buying behavior in order to adjust the promotional campaigns that behavior
Palavras-chave: Marketing de relacionamento
CRM
Lealdade
Varejo
Relationship marketing
Loyalty
Retail
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Administração
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Trigo, Irineu Lopes. O paradigma relacional na dimensão do consumo: um estudo de aplicação no varejo. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/980
Data de defesa: 20-May-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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