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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9799
Tipo do documento: Dissertação
Título: Repensando o significado da Reforma Curricular para o Ensino médio: parâmetros e desafios
Autor: Durant, Delminda
Primeiro orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: O presente estudo tem como propósito elaborar uma argumentação teórica que subsidie a Reforma Curricular do Ensino Médio, a partir de alguns fundamentos políticosociais e pedagógicos, propondo uma concepção crítico-emancipadora de educação nesse nível de ensino. A política educacional adotada no Brasil, por imposição dos organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial é dar prioridade ao Ensino Fundamental, por ser o de maior retorno financeiro para a maior eficiência e eficácia do sistema de educação. A tese defendida pelo neoliberalismo capitalista tem como ponto-chave o desmantelamento dos sistemas públicos de educação. O histórico do Ensino Médio pelas LDBs (Lei 4.024/61, 5.692/71 e 9.394/96) evidencia mudanças nas diretrizes e bases da educação nacional. A lei 4.024/61 apontava dois projetos pedagógicos distintos: de um lado, formar trabalhadores intelectuais e, de outro, os trabalhadores instrumentais. A Lei 5.692/71 visava à profissionalização do então ensino secundário, na tentativa de unificar os antigos ensino primário e médio, eliminando as diferenças entre os ramos secundário agrícola, industrial, comercial e normal. A Nova LDB Lei 9.394/96 traz um avanço: o Ensino Médio passa a integrar a Educação Básica. Assim, de um lado, temos a expansão da demanda e, de outro, temos a sua inserção na educação básica. Sob a ótica oficial, o Ensino Médio é visto como um nível intermediário entre o Ensino Fundamental e o Ensino Superior. A novidade da Nova LDB é que o Ensino Médio foi incorporado à Educação Básica. Daí a sua obrigatoriedade: o ensino médio torna-se, gradativamente, obrigatório. Mas, a escola média, de caráter propedêutico está dividida em dois ciclos: Ciclo I com ênfase na cultura humanista e, Ciclo II, com propostas curriculares diferenciadas e vinculadas a certos cursos superiores como: medicina, engenharia, politecnia. Os Parâmetros Curriculares Nacionais mais Ensino Médio (PCNs) constituem as diretrizes norteadoras desse nível de ensino. O que importa é a formação básica, que se concretiza na construção das competências e habilidades do que pela quantidade de informações. Eis a questão-chave no Ensino Médio e seu maior desafio: desenvolver as competências mais gerais ou promover a formação para o trabalho? O que a escola de Ensino Médio pretende é tentar conciliar a educação geral com o processo do trabalho, de modo que esse nível de ensino possa constituir-se em um instrumento de participação político-social e de efetivação democrática
Abstract: Our interest by this theme (Re) Thinking the Curricular Reform in Ensino Médio: Parameters and Challenges is due to the fact of diagnosing and analyzing what is its repercussion and its implications next to the different school segments: head-teachers, coordinators/teachers, teaching staff and students from the 1st and 3rd levels from the day regular Ensino Médio (corresponding to USA High School). The educational politics adopted in Brazil, imposed by international institutions such as International Monetary Fund (FMI) and World Bank, is to prioritize the Ensino Fundamental (corresponding to USA Elementary and Secondary School) because of its greater financial return to the greatest efficiency and effectiveness of the educational system. The thesis advocated by the capitalist neo-liberalism has as key point the educational public systems dismantlement. Then, the characteristic mark of the Ensino Médio turned to its expansion to Brazilian population. The Ensino Médio historical by the LDBs (Leis de Diretrizes e Bases/Directives and Basis Law Law 4.024/61, 5.692/71 and 9.394/96) shows up changes at the directives and basis of national education. The law 4.024/61 points out two different pedagogical projects: on this way to educate intellectual workers; on the other, the instrumental workers. The law 5.692/71 aimed at the current secondary school professional, trying to unify the old primary and medium school (corresponding to USA Elementary and High School), taking off the differences among the secondary branches: agricultural, industrial, commercial and normal (teachers training). The new LDB Law 9.394/96 brings an advance: the Ensino Médio now becomes part of the Basic Education. Therefore, on the one hand, we have the demand expansion, on the other hand, we have its insertion in the Basic Education. Under the official sight, the Ensino Médio has been seen as an intermediate level between Ensino Fundamental and Ensino Superior (College). The changes on LDB is that the Ensino Médio was incorporated to Basic Education. Then, the Ensino Médio becomes, gradually, compulsory. But the middle school, that has a preliminary character, is divided in two cycles: Cycle I with emphasis in humanistic culture and Cycle II with differentiate curricular proposals linked to certain higher education: medicine, engineering and polytechnic. The Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (High School National Curricular Parameters PCNs) constitute the guided directives of this level of education. It s the basic education that minds, that is specified in the building of competence and skills instead of the amount of information. This is a question-key of Ensino Médio and his greatest challenge: to provide general education and/or to educate to work? What the Ensino Médio school intends is to try a settlement between general education and work process, in order that this level of education could constitute a tool of social political participation and democratic effectiveness.
Palavras-chave: Política Educacional
Ensino médio
Parâmetros Curriculares Nacionais
Educação Geral
Formação para o Trabalho.
Educational Politics
Ensino Médio (USA High School)
Official Sight
National Curricular Parameters (PCNs)
General Education
Work education.
Currículos - Mudança
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Durant, Delminda. Repensando o significado da Reforma Curricular para o Ensino médio: parâmetros e desafios. 2005. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9799
Data de defesa: 9-Dec-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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