???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9780
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação formativa: um estudo sobre a prática avaliativa dos professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola privada
Título(s) alternativo(s): Formative evaluation
Autor: Uler, Arnilde Marta
Primeiro orientador: Cappelletti, Isabel Franchi
Resumo: O presente estudo investigou a concepção da avaliação formativa de professoras de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola privada da cidade de São Paulo. Para explorar a perspectiva teórica referente à avaliação da aprendizagem, fez-se uma seleção de autores, cujas propostas têm sido mais freqüentemente vinculadas aos meios educacionais. Com a análise dessas propostas, evidenciou-se como tendência a valorização da avaliação formativa, que oferece uma grande ajuda no processo ensino-aprendizagem, uma vez que permite detectar falhas e determinar exatamente os pontos específicos que devem ser modificados para se obter uma melhoria nesse processo. A opção pela pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e análise documental, forneceu elementos que, contrapostos à teoria, culminaram com um posicionamento crítico frente à temática da avaliação da aprendizagem, apontando algumas pistas possíveis de encaminhamento para uma avaliação formativa. Espera-se que este trabalho possa contribuir com os educadores que acreditam na perspectiva de dias melhores para o processo avaliativo.
Abstract: ABSTRACT The present study investigated the conception of formative evaluation of teachers from 1st to 4th grade of Ensino Fundamental of a private school in São Paulo. To explore the theoretical perspective, referring to evaluation of learning, a selection of authors whose propositions have been more frequently linked to educational environment was made. By analyzing these propositions, it was evidenced as a tendency the value of formative evaluation that offers great help in the teaching-learning process, since it makes possible to detect failures during this process and to define exactly the specific points that must be changed to achieve great improvement. The option for the qualitative research, by developing interviews and documental analysis, supplied it with elements that, in opposition to the theory, culminated with a critical positioning towards the theme of the evaluation of learning, showing some possible tips of directing to a formative evaluation. It is hoped that this work can contribute to educators who believe in the perspective of better days in the evaluation process.
Palavras-chave: Currículo
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação formativa
Curriculum
Teaching-learning process
Formative evaluation
Ensino fundamental
Avaliação educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Uler, Arnilde Marta. Avaliação formativa: um estudo sobre a prática avaliativa dos professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola privada. 2005. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9780
Data de defesa: 13-Dec-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Arnilde Marta Uler.pdf334,1 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.