???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9744
Tipo do documento: Tese
Título: Professores para a educação ambiental: a interdependência entre saberes na construção da prática docente
Autor: Dias, Leci Soares de Moura e 
Primeiro orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: A presente tese Professores para Educação Ambiental: a interdependência entre os saberes na construção da prática docente trata de um estudo qualitativo sobre a construção de saberes por professores voltados para a Educação Ambiental. O estudo foi realizado tendo como sujeitos seis professoras de escolas públicas do Munícipio de Araponga, MG, localizadas no entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro PESB, as quais, entre 2002 e 2005, foram cursistas do Curso Normal Superior, desenvolvido no âmbito do Projeto Veredas, um convênio entre a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e a Universidade Federal de Viçosa. Seguindo a orientação qualitativa de pesquisa, foram utilizados questionários, entrevista, leitura de Memoriais escritos pelas professoras e o documento do Projeto Político-Pedagógico do Projeto Veredas. Também foi sujeito desta pesquisa a tutora que trabalhou, no âmbito do Projeto Veredas, com estas professoras. As discussões apresentadas têm como fundamento as preocupações com a formação dos professores e sua atuação nas escolas, fazendo e refazendo seu cotidiano e o de seus alunos. Embora, no nosso entendimento, elas não tenham demonstrado ter vivido uma formação (formal) específica para Educação Ambiental, os saberes destas professoras, nesse campo, são saberes plurais, adquiridos com a família e na família, desde a infância; advindos de formação escolar, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Superior. Também são saberes provenientes de outras formações, que vão sendo construídos no dia a dia, com a própria experiência pedagógica. Há saberes que advêm de leituras propiciadas pelos livros didáticos e materiais de que lançam mão para desenvolver o processo ensinoaprendizagem com seus alunos. São saberes que se encontram numa relação de interdependência, possibilitando que elas desenvolvam práticas pedagógicas voltadas para Educação Ambiental
Abstract: This study Teachers for Environmental Education: the interdependence between the construction of teaching practice is a qualitative study on the construction of knowledge by teachers focused on environmental education. It was conducted having as subjects six teachers of first grade of elementary schools in public schools of the Municipality of Araponga (MG), located around the State Park of Serra do Brigadeiro, who, between 2002 and 2005, participated of Projeto Veredas, created by an agreement between the Department of Education of Minas Gerais and the Federal University of Viçosa. Based on qualitative research, questionnaires, interviews, and memorials were used, as well as the political-pedagogical document of Projeto Veredas. The tutor who worked with the teachers was also one of the subjects of this research. The discussion presented is based on concerns about the training of teachers and their performance in school, making and remaking their daily lives and that of their students. The knowledge of these teachers is mainly a personal knowledge acquired within family life since childhood, and remain rooted in their practice as part of their life story. They are also knowledge of a different nature, built day by day, with their own teaching experience knowledge that comes from readings provided by textbooks and materials that they resort to develop the teaching-learning process with their students. Such types of knowledge keep a close relationship of interdependence, enabling them to develop pedagogical practices aimed at environmental education
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Educação ambiental
Education
Teacher training
Environment education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Dias, Leci Soares de Moura e. Professores para a educação ambiental: a interdependência entre saberes na construção da prática docente. 2013. 117 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9744
Data de defesa: 30-Oct-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leci Soares de Moura e Dias.pdf686,22 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.