???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Silvia de Toledo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130913U4por
dc.contributor.advisor1Cappelletti, Isabel Franchi-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:09Z-
dc.date.available2013-08-16-
dc.date.issued2013-06-07-
dc.identifier.citationSilva, Silvia de Toledo. Escola de nove anos: análise do processo de alfabetização no ciclo inicial (1º e 2º anos). 2013. 122 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9724-
dc.description.resumoA presente tese teve por objetivo caracterizar o processo de alfabetização no ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no período 2010/2011, para saber se ao final desse percurso, os educandos produziriam hipóteses de escritas alfabéticas com autonomia. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, servindo-se da pesquisa-ação, como instrumento de observação das ocorrências de alfabetização em uma escola municipal, denominada Escola A , do município de Poá, Zona Leste da Grande São Paulo, respondendo à questão: Será que o ciclo de dois anos favorecerá o desenvolvimento da alfabetização dos alunos de seis e sete anos, de forma que ao final do ciclo, os alunos estejam produzindo com autonomia, textos com hipóteses de escrita em nível alfabético? A investigação esteve alicerçada entre outros, pelos pressupostos de Freire (1986, 1994); Ferreiro e Teberosky (1985,); Kleiman (1995); Soares (1999, 2011); Rojo (1998, 2009); Freitas (2003); Mainardes (2007, 2009). De acordo com as análises do material coletado, os resultados oficiais demonstravam que, dos sujeitos participantes da amostra investigada, ao final dos dois anos, 100% tinham suas hipóteses de escrita, avaliadas em nível alfabético, porém os resultados obtidos propiciaram diagnosticar que 22,2% dos sujeitos participantes da pesquisa, atingiram a meta estabelecida; 33,3% atingiram parcialmente e 44,4% não tingiram a meta, contrariando o resultado descrito no Mapa de Sondagem das Classes. Dessa forma, fatores como: Necessidade de Formação Docente sobre Avaliação e Ciclos de Aprendizagem e Rotatividade de professores (as), foram evidentes e colaboraram com o resultado ineficaz da alfabetização no ciclo observado. Assim, a implementação de Concurso Público com Plano de Carreira, certamente acabaria com a rotatividade dos docentes, propiciando a formação em serviço, visando melhores resultados no processo da alfabetização. A relevância deste trabalho reside em sua contribuição para com a melhoria dos resultados do rendimento escolar do ciclo na Escola A , estendendo a reflexão dos resultados e soluções propostas, à Secretaria Municipal de Educação objetivando a real alfabetização dos educandospor
dc.description.abstractThe present thesis had as objective to distinguish the literacy process on the early years cycle of the basic education, between 2010 and 2011, to know if at the end of this path, the students were independent writers, producing alphabetic script hypothesis. For this, it was chosen the qualitative research, drawing on action research, as the observation tool of the alphabetic scripts at a school, named as "School A", at Poá city, on the east side of São Paulo Metropolitan Area. The objective of the research was to draw on the literacy process realized on the beginning cycle of the basic education, between 2010 and 2011, answering the question: "Will two years cycle promote the development of six and seven years students, so that at the end of the cycle the students are producing texts with writing hypothesis in alphabetic level?". Research was founded among others, by the assumptions of Freire (1986, 1994) Ferreiro and Teberosky (1985, 1993); Kleiman (1995), Soares (1999, 2011), Rojo (1998, 2009), Freitas (2003); Mainardes (2007, 2009). According to the analysis of the collected material, the official results had shown that at the end of two years, 100% of the shown sample subjects had their wrinting hypothesis tested in alphabetic level, but the obtained results led diagnose that only 22.2% of the research subjects reached the target set; 33.3% partially reached it and 44.4% did not reached the target, counteracting the result described in the Map of Survey of Classes. The research also provided to evidence important factors that must be reviewed urgently as: Teacher Training on Assessment and Learning Cycles; Turnover of Teachers, were evident and collaborated with the inefficient outcome of literacy cycle observed. Thus the implementation of Public Contest with Career Plan certainly end the turnover of teachers, providing in-service training, to obtain better results in the process of literacy. The relevance of this study lies in its contribution to the improvement of the results of school performance cycle in School "A" extending the reflection of the results and proposed solutions to the Municipal Education aiming at real literacy of studentseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T14:31:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvia de Toledo Silva.pdf: 5239913 bytes, checksum: f81ed58cdf156de4d4c55d8de3fe0042 (MD5) Previous issue date: 2013-06-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22736/Silvia%20de%20Toledo%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiclo de aprendizagempor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectLearning cycleeng
dc.subjectPrimary educationeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleEscola de nove anos: análise do processo de alfabetização no ciclo inicial (1º e 2º anos)por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia de Toledo Silva.pdf5,12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.