???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGarcia, Fernando-
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Elizabeth de-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:07Z-
dc.date.available2005-10-21-
dc.date.issued2005-10-26-
dc.identifier.citationGarcia, Fernando. Formação de Professores e o uso significativo de computadores na Prática Pedagógica. 2005. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9713-
dc.description.resumoEste trabalho encontra-se baseado no reconhecimento da importância de as Novas tecnologias de Comunicação e Informação, em especial o computador, serem incorporadas na educação escolar. Ressaltando a relevância da formação de professores com esta finalidade, a pesquisa teve por objetivo indicar possíveis recomendações à formação de professores para um uso significativo dessas tecnologias. O recorte escolhido para o estudo privilegiou a forma como os significados do uso das novas tecnologias vêm se constituindo junto aos professores. A fim de reconhecer tais significados, entendidos como referenciais importantes ao processo de formação de educadores, foi realizada pesquisa em duas escolas, com dois grupos de docentes. A pesquisa procurou entender a relação dos professores com as novas tecnologias, o significado do uso do Laboratório de Informática das escolas pesquisadas, a importância atribuída ao Laboratório na formação dos alunos e os reflexos da formação recebida para o emprego das novas tecnologias. A análise dos dados se deu a partir da aplicação de questionários e entrevistas a professores, coordenadores e gestores das unidades escolares. A coleta de dados mostrou que, em face dos processos de formação vividos pelos docentes e da incorporação individual de cada profissional, ocorre uma construção de significados que tendem a implicar o uso da ferramenta de modo plástico , complementar ao processo pedagógico. Embora superando os limites da resistência ao uso da ferramenta, o processo ainda não potencializa a exploração das possibilidades dos recursos tecnológicos de forma que elas se incorporem à situação de ensino como possibilitadoras reais da aprendizagempor
dc.description.abstractThe present work concerns the recognition of how important it is to incorporate New Technologies of Communication and Information, especially the computer, in school education. Highlighting the relevance of teachers education toward that objective, the purpose of the research was to indicate possible recommendations for teachers education to get a significant use of those technologies. The aspect to be studied privileged the meanings of the use of new technologies and how the teachers have developed them. In order to recognize such meanings, seen as important references to teachers education, a research was conducted in two schools, involving two groups of teachers. That research aimed to understand how the teachers get along with new technologies, how significant it is to use the computer laboratory for the researched schools, how important the laboratory is for the students education and how education might contemplate the use of new technologies. The data were analyzed through questionnaires and interviews with the teachers, coordinators and principals of both schools. The collected data show that regarding the teachers education and the teachers individual experience, there is a construction of meanings that imply the use of the computer as something esthetic , just to complete the pedagogical process. Although the process does overcome the resistance to the use of that tool, it still does not fully exploit the possibilities of technological resources in order that they can be included in teaching situations to offer real chances of learningeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T14:31:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERNANDO GARCIA.pdf: 352685 bytes, checksum: ba60b75e6a2d53197262ce57c47c185a (MD5) Previous issue date: 2005-10-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22660/FERNANDO%20GARCIA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - Formação profissionalpor
dc.subjectnovas tecnologias em educaçãopor
dc.subjectaprendizagem significativapor
dc.subjectTeachers educationeng
dc.subjectNew technologies in educationeng
dc.subjectSignificant learningeng
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação de Professores e o uso significativo de computadores na Prática Pedagógicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDO GARCIA.pdf344,42 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.