REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Thais Floriano-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4355015Y5por
dc.contributor.advisor1Fazenda, Ivani Catarina Arantes-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:06Z-
dc.date.available2013-06-18-
dc.date.issued2013-05-15-
dc.identifier.citationRibeiro, Thais Floriano. O sujeito em formação por meio das histórias de vida na construção das narrativas interdisciplinares. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9708-
dc.description.resumoEssa pesquisa procurou investigar o percurso formativo de um portador de Diabetes Mellitus, tentando decifrar se: As práticas de uma vida são capazes de transformar o sujeito? Uma doença crônica é capaz de delinear o percurso de formação de um sujeito? Como se dá o desenvolvimento humano fora dos espaços formais de aprendizagem? Alicerçou-se na teoria da Interdisciplinaridade, na qual a pesquisadora (autora e atriz) se revê como sujeito, na sua atuação presente de vida e trabalho, narrando a espiral de tempo e conhecimento que sua vida emerge e a leva a autoformação. O percurso metodológico desta investigação tem foco qualitativo, buscando nas histórias de vida e no referencial de Gaston Pineau, o suporte que dará sentido à narrativa descrita. Contando com contribuições de autores como: Ivani Fazenda, Paulo Freire, Edgar Morin e Hilton Japiassú, tentou-se desvendar a importância do currículo da vida na educação. E na tentativa de apresentar caminhos, propõe um olhar atencioso para a teoria da Interdisciplinaridade em consonância com a metodologia das histórias de vida, a fim de elucidar que a tomada de consciência do sujeito, por meio do seu processo de reflexão e emancipação, pode ser um mecanismo de formação a considerarpor
dc.description.abstractThis research sought to investigate the formation of a route with Diabetes Mellitus, trying to decipher if: The practice of a life are able to transform the subject? A chronic disease is able to delineate the route of forming a subject? How does human development outside of formal learning spaces? Has founded on the theory of interdisciplinarity, in which the researcher (author and actress) sees itself as a subject in its performance of this life and work, narrating the spiral of time and knowledge that life emerges and leads to self-education. The methodological approach of this research has focused qualitative, seeking the stories of life and in reference to Gaston Pineau, the support that will give meaning to the narrative described. With contributions from authors such as: Ivani Fazenda, Paulo Freire, Edgar Morin and Hilton Japiassú, tried to unravel the importance of education in the curriculum of life. And in an attempt to make roads, offers a thoughtful look to the theory of interdisciplinarity in line with the methodology of life histories in order to elucidate the awareness of the subject, through its process of reflection and emancipation, can be a training mechanism to considereng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22739/Thais%20Floriano%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectAutoformaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectSelf-educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleO sujeito em formação por meio das histórias de vida na construção das narrativas interdisciplinarespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais Floriano Ribeiro.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.