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Tipo do documento: Dissertação
Título: Temas Transversais: concepçoes, fazeres e formação docente de um grupo de professores de Ciências da Rede Pública Paulista
Autor: Leça, Ana Lucia de Souza
Primeiro orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar qual a concepção que um grupo de professores de Ciências da Rede Pública Paulista tem quanto aos Temas Transversais, como trabalham com eles e qual a contribuição da formação docente, inicial e continuada, para o trabalho com esses temas. Em 1.998, os Temas Transversais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual e Saúde, foram apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs -, aos professores da Rede Pública Paulista, com a indicação de que fossem trabalhados por todos, independentemente da disciplina. De acordo com os PCNs, esses temas se referem a valores e atitudes que devem ser desenvolvidos no trabalho com os alunos, constituindo-se no eixo vertebrador em torno do qual deve ser organizado o currículo. No entanto, os próprios PCNs consideram a deficiência de formação dos professores para trabalhar com tais temas. Para a realização desta pesquisa, utilizamo-nos de uma metodologia de cunho qualitativo, por meio de questionários com seis questões abertas, propostas a 44 professores de Ciências de uma Diretoria de Ensino da zona Leste da cidade de São Paulo, e análise documental dos PCNs, da Política Educacional da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e de diversos autores. Entre os resultados obtidos, foi constatado que os professores não reconhecem o objetivo do trabalho com os Temas Transversais, não estabelecem relação entre eles e os valores, e acreditam que trabalham parcialmente com esses temas, uma vez que trabalham com os relacionados mais diretamente com a disciplina de Ciências, não identificando a característica de transversalidade dos temas
Abstract: The aim of this study is to learn how a group of teachers of Sciences who work for public schools in São Paulo interpret and develop the item Temas Transversais , proposed by a document, the Parâmetros Curriculares Nacionais - P.C.Ns , which rules the nacional education in respect to contents to be taught by teachers around the country and how teachers´training and development can contribute to promote their application. In 1998, the federal government, through the referred document, recommended that the Temas Transversais : Ethics, Cultural Diversity, Environment, Work and Consumption, Sexual Orientation and Health - were developed by all teachers, regardless the subject they taught. According to those parameters, the themes listed above embed values and attitudes that constitute a central axis around which the syllabus must be organized. However, the parameters themselves take into consideration the teachers´ lack of training in respect to the application of these recommendations. To develop this research, a methodology which favors qualitative aspects of a corpus was selected. Forty-four teachers of Sciences, working in public schools in the eastern part of São Paulo, were invited to answer a questionnaire containing six open questions whose answers would give some clues about the way they interpret and develop the proposed themes. Apart from that, some federal and state documents containing directions about curriculum policies were also analysed. The obtained results showed that teachers can´t aknowledge the aim of the Transversal Themes since they are not able to relate those themes to values and attitudes. Besides, they believe some of these themes are more directly related to Sciences subjects than others. In general, they were unable to identify the themes main characteristic: their transversality
Palavras-chave: Temas Transversais
Professores de ciência - Formação profissional
Ensino fundamental - Currículos - Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Leça, Ana Lucia de Souza. Temas Transversais: concepçoes, fazeres e formação docente de um grupo de professores de Ciências da Rede Pública Paulista. 2005. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9704
Data de defesa: 27-Oct-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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