Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9703
Tipo: | Dissertação |
Título: | No cultivo da filosofia: uma colheita interdisciplinar nos subterrâneos da rede estadual |
Título(s) alternativo(s): | In the cultivation of philosophy: an interdisciplinary harvest in the underground contexts of the State School |
Autor(es): | Rodrigues, Rodrigo Mendes |
Primeiro Orientador: | Fazenda, Ivani Catarina Arantes |
Resumo: | Esta dissertação objetivou promover, um espaço coletivo de conversas filosóficas visando à redução dos conflitos e da violência física e simbólica no contexto dos subterrâneos de uma escola da rede estadual de ensino no interior do Estado de São Paulo. Os princípios da interdisciplinaridade baseados em Fazenda e o da biofilia baseados em Capra foram os principais referenciais teórico. Já as atividades desenvolvidas visaram à sensibilização dos sujeitos por meio de dois artifícios, quais são: o contato com a natureza acrescido do diálogo e o contato com a natureza iluminado pelos princípios filosóficos. Para tanto, a fenomenologia norteou todo o caminho e a hermenêutica contribuiu para uma possível interpretação das vivências. A pergunta de pesquisa que norteou este trabalho foi: rememorar das histórias de vida dos discentes aliadas à biofilia (contato com a natureza), produzem mudanças no agir e estar no mundo? A tomada de consciência sobre os fatores que envolvem as relações de conflito se deram tanto por parte do pesquisador como dos discentes participantes. A relevância desse trabalho deu-se no revelar as diversas situações conflitantes em âmbito educacional e de possíveis práticas empregadas para minimizá-los; resultados que podem servir de possibilidades práticas a serem implantadas |
Abstract: | This paperwork aims at promoting a collective space for philosophical conversations with the purpose of reducing the conflicts as well as the physical and symbolic violence present in the underground contexts of a State School located in the countryside of São Paulo State. The interdisciplinary principles based on Fazenda and that of biophilia based on Capra are the main theoretical references. The activities developed in this work aims to sensitize the subjects by means of two arguments: the contact with nature followed by dialog and the contact with nature in the light of philosophical principles. All the process was guided by Phenomenology and the interpretation of the experiences was possible with the help of Hermeneutics. The present work was based on the following research question: Does the recalling of the students life stories connected with biophilia (contact with nature) make any change in their being and acting in the world? The awareness of the factors that cause the conflicting relationships was achieved not only by the researcher but also by the students who took part in the research. The importance of this research lies in its revealing of the several conflicting situations found in the educational environment and of the intervening measures which may be taken to minimize them |
Palavras-chave: | Filosofia Interdisciplinaridade Biofilia Philosophy Interdisciplinarity Biophilia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Rodrigues, Rodrigo Mendes. In the cultivation of philosophy: an interdisciplinary harvest in the underground contexts of the State School. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9703 |
Data do documento: | 8-Mai-2013 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigo Mendes Rodrigues.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.