???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9694
Tipo do documento: Dissertação
Título: Referenciais freireanos na prática pedagógica: um estudo em uma escola pública do Município de Itajubá-MG
Título(s) alternativo(s): Freirean reference pedagogical practice: a study in a public school at the Municipality Itajubá-MG
Autor: Sá, Isaura F. Vassalo de
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Este trabalho objetiva analisar as categorias freireanas dialogicidade e participação na prática pedagógica de uma escola pública estadual do município de Itajubá - MG. Selecionamos uma escola onde a prática dialógica e participativa já fosse reconhecida pela comunidade e por instâncias da administração da Secretaria da Educação, de modo a identificar e analisar como a escola faz e refaz suas práticas, orientadas por categorias r levantes do pensamento de Paulo Freire. A pesquisa tem como opção metodógica a abordagem qualitativa. A coleta de dados incluiu os seguintes procedimentos: análise de documentos da escola, realização de entrevistas e aplicação de questionários a docentes, discentes, funcionários da área pedagógica e i administrativa e observação de situações de planejamento e de desenvolvimento \ da prática pedagógica da escola investigada. A análise dos dados' está apoiada no referencial freireano, com destaque para as categorias dialogicidade e participação. Os dados coletados apontam a presença do diálogo e da participação, na perspectiva freireana, na busca da construção coletiva de uma escola democrática, competente e alegre. Percebe-se, porém, que embora presentes, as categorias estudadas: diálogo e participação requerem um trabalho de formação permanente dos educadores para que a compreensão dessas categorias, por parte dos mesmos, seja mais precisa e consistente
Abstract: This work aims to analyze the Freirean categories. dialogue and participation in a practice in a state school at the city of Itajubá - MG. We selected a school where the dialogic and participatory practice was already recognized by the community and government bodies of the Department of Education, in order to identifyand analyze how the school makes and remakes it is practices, uided by relevant categories of thought of Paulo Freire. The research is a qualitative approach to methodological choice. Data collection included the following: analysis of school documents, interviews and questionnaires to teachers, students, employees in the educational and administrative situations and observation of planning and development of teaching practice school investigated. Data analysis is supported in the frame Freire, with emphasis on dialogue and participation categories. The collected data indicate the presence of dialogue and participation, in Freirean perspective in the pursuit of collective construction of a democratic school, competent and cheerful. It is clear, however, that although present, the studied categories: dialogue and participation require a permanent job training of teachers for the understanding of these categories, by themselves, be more
Palavras-chave: Dialogicidade
Prática pedagógica
Paulo Freire
Dialogue
Pedagogical practice
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Sá, Isaura F. Vassalo de. Freirean reference pedagogical practice: a study in a public school at the Municipality Itajubá-MG. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9694
Data de defesa: 17-Feb-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isaura F Vassalo de Sa.pdf606,62 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.