???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9685
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVilalta, Luis Antonio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742501T0por
dc.contributor.advisor1Masetto, Marcos Tarciso-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:02Z-
dc.date.available2013-01-22-
dc.date.issued2012-12-11-
dc.identifier.citationVilalta, Luis Antonio. A internacionalização do ensino superior brasileiro: conceito e características do processo em instituições privadas de ensino superior. 2012. 322 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9685-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais os conceitos e características que identificam o processo de internacionalização em Universidades Brasileiras? Para obtenção dos dados desejados foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa que adotou como estratégia o estudo de caso múltiplo com quatro IES privadas brasileiras. Foram empregadas as técnicas de investigação de análise documental e entrevistas focadas. Os resultados obtidos foram um novo conceito de internacionalização e a identificação de algumas características deste processo nas universidades pesquisadas. As pesquisas indicam que todas as instituições pesquisadas tiveram em sua estratégia a característica de criação e estruturação de um escritório internacional como condição básica para iniciar um processo de internacionalização e adaptação às demandas de mercado. Em relação ao ensino e pesquisa a característica é de preponderância na formação do aluno para atuação profissional e menor foco na pesquisa. A mobilidade é o principal tema nos processos de internacionalização e caracterizam-se por mobilidade discente de periodicidade semestral ou anual, com tendência de crescimento. As IES pesquisadas divergem em relação a forma de validação de créditos e pagamentos. Outra característica comum é que as 04 universidades pesquisadas ainda estão em processo inicial de internacionalizaçãopor
dc.description.abstractThe objective of the present thesis is to answer the following research question: What are the concepts and characteristics that identify the internationalization process in Brazilian Universities? To obtain the desired data, an exploratory, qualitative research was developed using a multiple case study approach, conducted with four Brazilian Privately Owned College Institutions. It was employed investigation techniques in document analysis and focused interviews. The results reveal a new internationalization concept and the identification of some characteristic of this process at the researched universities. Results indicate that all studied institutions have in their strategies the creation and structuring of an international office as a basic condition to start an internationalization process to cope with market demands. Regarding teaching and research, the predominant characteristic is the student formation for his or her professionalization, notwithstanding the reduced focus on research. Mobility is the main theme in the internationalization process; therefore, it characterizes a growing tendency of the periodic half year or annual student international exchange. The researched college institutions diverge in relation to payment and credit validation formats. Another common characteristic is that the four researched universities are still in an initial internationalization processeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-27T14:31:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luis Antonio Vilalta.pdf: 1525738 bytes, checksum: 65b9294f3bb8e19d3ecfc9bec5ecdba5 (MD5) Previous issue date: 2012-12-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22686/Luis%20Antonio%20Vilalta.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInternacionalização do ensino superiorpor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectMobilidade acadêmicapor
dc.subjectCollege institution internationalizationeng
dc.subjectStrategyeng
dc.subjectTeacheng
dc.subjectResearcheng
dc.subjectAcademic mobilityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleA internacionalização do ensino superior brasileiro: conceito e características do processo em instituições privadas de ensino superiorpor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luis Antonio Vilalta.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.