???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9682
Tipo do documento: Tese
Título: Espiritualidade e currículo: a voz dos professores de uma escola confessional do estado do Piauí
Autor: Oliveira, Maria das Graças Ferreira de 
Primeiro orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: A presente tese, Espiritualidade e Currículo: a voz dos professores de uma escola confessional do estado do Piauí, desenvolvida a partir de uma investigação numa escola de educação básica, teve o objetivo de investigar em que medida a espiritualidade de uma escola confessional se revela na voz dos professores e incide no currículo. A temática discutida se insere num contexto de uma escola que confessa a religião cristã e é mantida por uma Congregação Religiosa feminina. Destacamos três aspectos desenvolvidos no trabalho: a revelação da espiritualidade na voz dos professores, sua interação com a espiritualidade na escola e a incidência da espiritualidade no currículo. Ancora-se o suporte teórico da tese em Morin, Boff, Sacristán, Pacheco, Abramowicz, entre outros. Os dados da pesquisa, com uma abordagem qualitativa, foram coletados mediante os procedimentos de análise documental e aplicação de dois questionários. Eles traduzem a urgência de um percurso de formação espiritual para o professor a fim de que o processo do ensino e da aprendizagem alcance o ideal de uma educação direcionada à educação em valores e para os valores, cujo objetivo é a formação integral do ser humano. Neste contexto, a relevância desta pesquisa relaciona-se à possibilidade de termos uma educação que dê espaços às atitudes e aos comportamentos de acolhimento, respeito, disponibilidade, gratuidade, solidariedade com o outro, sabedores de que somos responsáveis uns pelos outros e de que a espiritualidade fundamenta a prática pedagógica e o currículo das escolas confessionais
Abstract: The aim of this PhD Thesis, entitled Spirituality and Curriculum: the teachers voice of a confessional school in Piaui State, resulting from a research conducted at a school of basic education, was to examine the extent to which the spirituality of a confessional school is revealed in the teachers voices and is present in curriculum. The discussed thematic is part of a school context that acknowledges the Christian religion and which is maintained by a Women's Religious Congregation. We emphasize three aspects developed in this study: the revelation of spirituality in teachers voice, their interaction with spirituality at school, and the prevalence of spirituality in the curriculum. The theoretical foundation of this thesis is on the works of Morin, Boff, Sacristán, Pacheco, Abramowicz, among others. A qualitative research data collection was carried out through document analysis procedures and application of two questionnaires. They reflect the urgency of a route of spiritual formation for the teacher in order that the teaching and learning process reaches the ideal of an education directed towards an education in values and for values, an education whose objective centers on the integral formation process of human beings. In this context, the relevance of this research is related to the possibility of providing an education which allows enough space to attitudes and behaviors of welcoming, respect, availability, generosity, solidarity with each other, knowing that we are responsible for each other as well as that spirituality provides grounds to both the pedagogical practice and the curriculum of confessional schools
Palavras-chave: Espiritualidade
Currículo
Escola confessional
Formação epiritual
Valores
Spirituality
Curriculum
Confessional school
Spiritual formation
Values
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Oliveira, Maria das Graças Ferreira de. Espiritualidade e currículo: a voz dos professores de uma escola confessional do estado do Piauí. 2012. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9682
Data de defesa: 22-Nov-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria das Gracas Ferreira de Oliveira.pdf871,71 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.