???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9661
Tipo do documento: Dissertação
Título: Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica em cursos de lato sensu
Título(s) alternativo(s): Nurse teacher: Adialogue with the teacher training course in the broad sense
Autor: Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza 
Primeiro orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo identificar as diretrizes básicas para o desenvolvimento de um curso de pós-graduação lato sensu de formação de professores para a docência nos cursos de graduação em enfermagem, levando-se em conta a formação do Enfermeiro preconizada pelas diretrizes curriculares nacionais. Esse panorama evidencia a necessidade de refletir uma nova profissionalidade do educador de enfermagem de nível superior. Para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se por uma abordagem qualitativa a fim de organizar os cenários da pesquisa: pós-graduação lato sensu, formação profissional do enfermeiro/diretrizes curriculares nacionais e a docência em enfermagem. Após a constituição desses capítulos e pensando no elo desses elementos, elaboramos uma proposta que consideramos como inovadora no contexto educacional da Enfermagem. A proposta se delineia na organização de um curso de pós-graduação lato sensu de docência em Enfermagem para o ensino superior, que tem como objetivo geral orientar os profissionais de Enfermagem que atuam na docência superior, aperfeiçoando e/ou desenvolvendo sua atuação pedagógica, mediante as novas configurações do processo de formação do Enfermeiro na contemporaneidade
Abstract: This research aims to identify the basic guidelines for developing a post-graduation courses of teacher training for teaching in undergraduate nursing, taking into account the training of the nurse recommended by the curriculum guidelines national. This scenario discussed is evidenced by the need to reflect a new professionalism of the educator nursing level. For this research we chose a qualitative approach in order to organize the research scenarios: post-graduation courses, training in nursing/ national curriculum guidelines and teaching in nursing. After the formation of these chapters on the link and weighing these elements, we prepared a proposal that we consider as an innovator in the educational context of nursing. The proposal that outlines, in organizing a post-graduation courses in Nursing teaching in higher education, which aims to guide the general nursing professionals working in higher teaching, improving and / or developing their pedagogical performance, through the new settings of the formation process of the nurse in contemporary society
Palavras-chave: Docência em enfermagem
Formação de professores
Ensino superior
Pós-graduação lato sensu
Teaching in nursing
Teacher training
Higher education
Post-graduation courses
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Lauar, Chrissandra Rebouças de Souza. Nurse teacher: Adialogue with the teacher training course in the broad sense. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9661
Data de defesa: 18-Jun-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Chrissandra Reboucas de Souza Lauar.pdf766,78 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.