???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9651
Tipo do documento: Dissertação
Título: Projeto tutoria: elemento mobilizador para a formação contínua de professores e superação do fracasso escolar na escola pública
Autor: Torres, Bianca dos Santos 
Primeiro orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: No ano de 2009, a EE Clarice Lispector frente à constatação de um grande índice de alunos retidos no final do EF II, implantou um projeto denominado Projeto Tutoria como uma alternativa pedagógica para a superação do fracasso escolar, uma vez que por meio deste os professores-tutores realizam ações de apoio, acompanhamento e orientação aos alunos em relação a sua vida sócio-afetiva e escolar, buscando o desenvolvimento pleno desse educando. O professor-tutor torna-se um dinamizador do processo de ensino e aprendizagem e um articulador do Projeto Político Pedagógico (PPP), ao construir ações que visam a permanência e a qualidade educacional aos educando. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo investigar o processo de implantação e implementação do Projeto Tutoria nos anos de 2009-2011, seus desafios e impactos na cultura escolar, considerando-o como um elemento mobilizador para a formação contínua dos professores envolvidos e a superação do fracasso escolar em uma unidade pública de educação básica. Pretendeu-se desenvolver uma pesquisa qualitativa, contendo os resultados dos diálogos sujeitos pesquisados, bem como a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos produzidos pela comunidade escolar. Por meio da análise dos dados, consideramos que o Projeto Tutoria colabora para o acolhimento aos educandos, construindo um sentimento de pertencimento à unidade escolar, na perspectiva de superação do fracasso escolar, propiciando possibilidades de sucesso aos mesmos em sua vida pessoal e escolar. Observamos que o projeto vem contribuindo para mudanças significativas na ação docente dos professores-tutores, tornando-o parte integrante da cultura escolar
Abstract: In 2009, the EE Clarice Lispector forward to finding a high rate ofstudents retained at the end of EF II, implemented a project called Project Mentoring as a pedagogical alternative for overcomingschool failure, since the teachers through this -tutors carry out actions to support, monitoring and guidance to students about his life and socio-emotional school, seeking the full development of thatstudent. The tutor-teacher becomes a facilitator of teaching and learning and an organizer of the Political Pedagogical Project(PPP), actions that aim to build the permanence and qualityeducation to the student. Therefore, this study aimed to investigate the process ofdeployment and implementation of the Tutoring Project in the years 2009-2011, its challenges and impacts on school culture,considering it as a mobilizing element for the training of teachers involved and overcoming school failure in a public basic education.It was intended to develop a qualitative research, containing the results of the dialogues studied subjects, as well as literature andanalysis of documents produced by the school community. Throughdata analysis, we consider that the Mentoring Project for the hostcollaborates with students, building a sense of belonging to theschool unit, with a view to overcoming school failure, leading to the same chances of success in your personal life and school. We observed that the project has contributed to significant changes in teachers' action-tutors, making it an integral part of school culture
Palavras-chave: Tutoria
Formação de professores
Fracasso escolar
Tutoring
Teacher training
School failure
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Torres, Bianca dos Santos. Projeto tutoria: elemento mobilizador para a formação contínua de professores e superação do fracasso escolar na escola pública. 2012. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9651
Data de defesa: 30-Mar-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bianca dos Santos Torres.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.