???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9633
Tipo do documento: Dissertação
Título: O impacto da Reforma Curricular do Estado de São Paulo (gestão 2007-2010) em uma unidade escolar da rede
Autor: Leite, Eliana Allbarrans
Primeiro orientador: Ponce, Branca Jurema
Resumo: O objeto de estudo da presente pesquisa é a Reforma Curricular do Estado de São Paulo, implantada na gestão 2007-2010 na rede pública estadual no seu encontro com uma unidade escolar. Sem dar voz às escolas e aos professores o novo currículo foi implantado num clima de muito descontentamento dos que atuam nas escolas públicas da rede estadual. Com o discurso de garantia de uma base comum de conhecimentos e competências, para que as escolas funcionem efetivamente como uma rede, o currículo oficial foi implantado a principio como proposta, se consolidando como currículo oficial no inicio de 2010. Nesse contexto a pesquisa desenvolvida teve por objetivo compreender o processo vivido pela Escola Estadual Fênix com a implantação do Programa São Paulo Faz Escola, pelo governo paulista na gestão 2007-2010. No desenvolvimento da pesquisa procuramos compreender como se deu a construção pela escola de seu currículo no contexto de implantação de um currículo unificado. Além de entender como os professores, principais atores na implementação da Reforma Curricular, exercem sua autonomia docente e o impacto da Reforma Curricular no Projeto Político Pedagógico da Escola, buscamos também depreender se o modo como a escola está organizada interferiu no impacto dessa reforma educacional. A pesquisa qualitativa utilizou-se também de documentos e bibliografia acadêmica sobre o tema. A coleta de dados desenvolveu-se através da técnica de grupo focal. Os resultados apontaram no caso da escola analisada que o impacto da Reforma Curricular do Estado de São Paulo (gestão 2007-2010), foi negativo provocando ruptura no trabalho coletivo da escola e na autonomia docente. Espera-se, com este estudo, levar à Escola Fênix e à rede um texto que auxilie a reflexão na direção da construção do seu coletivo
Abstract: The study object of the present research is the Curricular Reform of the State of São Paulo, implanted in the administration 2007-2010 in the state public net, in its encounter with a school unit. Without giving voice to the schools and the teachers, the new curriculum was implanted in a climate of a lot of dissatisfaction of the ones that act at the public schools of the state net. With the speech of warranty of a common base of knowledge and competences, for the schools to work as a net, the official curriculum was implanted firstly as proposal, consolidating as official curriculum in the beginning of 2010. In this context, this research had for objective to understand the process lived by the Fênix School State with the implantation of the Program São Paulo Does School, for the government from São Paulo in the administration 2007-2010. In the development of the research, we tried to understand how the construction of the curriculum happened for the school, in the context of implantation of an unified curriculum. Besides understanding as the teachers, main actors in Curricular Reform‟s implementation, exercise their educational autonomy and the Curricular Reform‟s impact in the Political-Pedagogic Project of the school, we also looked for to infer the way as the school is organized interfered in the impact of that education reform. The qualitative research also used documents and academic bibliography on the theme. The data collection grew through the technique of focal group. The results appeared, in the case of the school analyzed, that the impact of the Curricular Reform of the State of São Paulo (administration 2007-2010) was negative, provoking rupture in the collective work of the school and in the educational autonomy. It is waited, with this study, to take to the Fênix School and the net a text that aids the reflection in the direction of the construction of their collective
Palavras-chave: Reforma curricular
Trabalho coletivo
Projeto político pedagógico
Autonomia docente
Curricular reform
Collective work
Political-pedagogic project
Educational autonomy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Leite, Eliana Allbarrans. O impacto da Reforma Curricular do Estado de São Paulo (gestão 2007-2010) em uma unidade escolar da rede. 2011. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9633
Data de defesa: 16-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliana Allbarrans Leite.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.