???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9589
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Centro de Cultura Bororo: a reconstrução das práticas de ensino e aprendizagem
Autor: Ribeiro, Francisco de Lima 
Primeiro orientador: Casali, Alipio
Resumo: Este trabalho procura apontar o processo de criação do Centro de Cultura Bororo, na Aldeia de Meruri, Mato Grosso, em 2000, e as alterações que ele cobra do Currículo Escolar da Escola Sagrado Coração de Jesus na mesma aldeia. O trabalho apresenta, inicialmente, um panorama histórico-cultural sobre 0 desenvolvimento da vida cotidiana bororo, na formação do seu "ethos", que o contato com o não-índio historicamente alterou, confundiu e parcialmente destruiu. Num segundo momento, descreve o processo de criação do Centro de Cultura, visto como forma de educação fora dos parâmetros convencionais, por meio da revitalização cultural que ele propicia, ao trazer para a escola um novo modo de compreender e realizar o curriculo, tendo-se como apoio as linhas de ação sugeridas por Paulo Freire. O valor da pesquisa consiste na descoberta de que, em Meruri, pelo fortalecimento da identidade bororo integrada ao mundo do saber tecnológico e à escola convencional, já se pode vislumbrar o desenvolvimento de indivíduos mais críticos, com espírito de liderança capazes de preservar a memória cultural de seu povo e de construir sua autonomia sintonizadas com o pais e o mundo do qual fazem parte
Abstract: This Dissertation aims to pinpoint the creation process of the Centro de Cultura Bororo, in the indian Village of Meruri, Mato Grosso, in 2000, and the changes it demands to the Curriculum of the Escola Sagrado Coração de Jesus, located in the name village. The text initially presents a historic and cultural panorama of how the Bororo's everyday life evolved and the formation of their "ethos", which was historically altered, confused and partially destroyed by the close contact with non-indians. Secondly, it describes the process of creation of the Centro de Cultura, which is seen as a means of education, as it brings cultural revitalization and a new way of seeing and putting the curriculum into practice, having as its basis the lines of action suggested by Paulo Freire. The value of the research consists in revealing that because of the strengthening of the Bororo identity and the introduction of technology and conventional schooling in Meruri we can now find bororo individuals more critical to their cultural environment, with leadership skills, able to preserve their people's cultural memory and to build their lives according to the country and the world in which they live
Palavras-chave: Currículo
Educação indígena
Bororo
Meruri
Paulo Freire
Curriculum
Indian education
Indios Bororo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ribeiro, Francisco de Lima. O Centro de Cultura Bororo: a reconstrução das práticas de ensino e aprendizagem. 2005. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9589
Data de defesa: 11-Nov-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco de Lima Ribeiro.pdf14,12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.