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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Programa "Bolsa Mestrado/Doutorado" como uma política pública de formação continuada de educadores do Estado de São Paulo: ato e potência
Título(s) alternativo(s): The Masters/PhD Scholarship Program as a continuing education public policy for educators in the State of São Paulo: action and potency
Autor: Silva, Cristina Ribeiro
Primeiro orientador: Ponce, Branca Jurema
Resumo: Esta pesquisa tem por objeto de estudo o Programa Bolsa Mestrado/Doutorado . Trata-se de uma política pública de formação continuada de educadores do Estado de São Paulo, criada em 2003, que disponibiliza, semestralmente, bolsas de estudos para cursos de Pós-Graduação stricto sensu na área da Educação. Os contemplados são educadores da rede de ensino estadual, discentes de universidades públicas ou privadas reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). A política de formação continuada em foco tem por finalidade promover a melhoria da atuação profissional desses educadores mediante seu desenvolvimento como professores pesquisadores. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, apoia-se, sobretudo, nos estudos de Nóvoa (1995), Pimenta e Guedin (2005) no tocante à formação de professores, tendo sido empregadas as proposições de André (2004) e Lüdke (2001), referentes ao professor pesquisador. Como fontes de pesquisa, foram utilizados livros, legislação, documentos oficiais e pesquisa de campo, feita mediante a coleta de dados sobre os bolsistas da Diretoria de Ensino de Caieiras (SP), e em seus currículos lattes. O trabalho contou também com o levantamento de informações na rede social Orkut por meio da comunidade Bolsa Mestrado e com a aplicação de questionários e entrevistas. Os depoimentos dos mestres e doutores bolsistas, e do diretor de escola com maior número de bolsistas da Diretoria de Ensino pesquisada, constituem-se na principal fonte empírica deste trabalho
Abstract: This study is based on the Programa Masters/PhD Scholarship Program, as a continuing education public policy for educators in the State of São Paulo, created in 2003, which grants semiannual scholarships to stricto sensu graduate programs in Education. The scholarships are awarded to public schools teachers and to students in state and private universities accredited by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior Capes (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). The continuing education policy in which this study is grounded on aims at improving educators practices by developing their profiles and skills as teachers researchers. This qualitative research is based mainly on studies by Nóvoa (1995), Pimenta and Ghedin (2005) in regards to educators training, having employed André (2004) and Lüdke s (2001) propositions regarding Research Professors. Books, the legislation, official documents and field research, held by data collection of the Caieiras Board of Education (SP) scholarship grantees and their Lattes Curriculums, were used as research sources. The dissertation also includes data and information collected from a community in a social network, Orkut ( Masters Scholarship Community), polls and interviews. Statements from Masters and PhDs scholarship grantees and the principal of the school with the largest number os scholarship grantees in the researched Board of Education are the main empirical source of this study
Palavras-chave: Currículo de formação de educadores
Política pública de formação continuada
Programa Bolsa Mestrado/Doutorado (SP)
Formação continuada de educadores
Educators training curriculum
Continuing education public policy
Masters/PhD Scholarship Program (SP)
Continuing education for educators
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Cristina Ribeiro. The Masters/PhD Scholarship Program as a continuing education public policy for educators in the State of São Paulo: action and potency. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9582
Data de defesa: 18-May-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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