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Tipo do documento: Dissertação
Título: A participação na organização curricular de Embu/SP: a influência de referenciais freireanos
Autor: Matos, Rosimary Mendes de
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta pesquisa analisa a proposta e a prática de gestão democrática de uma Escola Municipal da cidade Embu das Artes, em São Paulo, no período 2007 a 2009, com o objetivo de verificar como a gestão democrática, com especial olhar para a categoria participação no currículo, é recriada em um município, que assume os referenciais freireanos como orientadores de sua política de educação. O trabalho se insere no projeto de pesquisa desenvolvido na Cátedra Paulo Freire da PUC/SP, sob coordenação da professora Ana Maria Saul, intitulado O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira: análise de sistemas públicos de ensino, a partir dos anos 90. A investigação foi desenvolvida com abordagem qualitativa e incluiu os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, análise de documentos e entrevistas. O referencial teórico explicita o conceito de participação cidadã e trabalha com conceitos do referencial freireano, diálogo, amorosidade e práxis. Na busca de identificar e analisar a efetiva participação de professores, estudantes, pais, comunidade local e equipe gestora da escola no planejamento e desenvolvimento do currículo, concluiu-se que há participação nessa escola. Embora tenham sido identificados avanços no tocante à participação no currículo, há desafios que ainda precisam ser enfrentados, como ampliar o envolvimento dos segmentos e criar estratégias de comunicação das ações da escola com a comunidade em geral. O desenvolvimento dessa pesquisa sugere, para outras escolas e para as redes públicas de ensino, que é possível promover a participação em sua organização e que devem rever a dinâmica de suas reuniões com as famílias e os trabalhadores, criando novas estratégias constantemente
Abstract: This research analyzes the proposal and the practice of democratic management of a Municipal City School Embu das Artes, São Paulo, between 2007 to 2009, with the goal of checking how the democratic management, with a special look at the class participation in the curriculum is recreated in a municipality that assumes the references Paulo Freire as its guiding education policy. The work is part of the research project developed by the Cátedra Paulo Freire, PUC / SP, coordinated by Ana Maria Saul, entitled The thought of Paulo Freire in education in Brazil: analysis of public school systems from the year 1990. The research was both qualitative and included the following: literature, document analysis and interviews. The theoretical framework explains the concept of citizen participation and working with concepts of referential Freire, such as dialogue, loving and praxis. In seeking to identify and analyze the effective participation of teachers, students, parents, local community and the school management team in planning and curriculum development, it was concluded that there is participation in this school. While advances have been identified for participation in the curriculum, there are still challenges that need to be addressed, namely the involvement of the segments expand and develop strategies to communicate the school's actions with the wider community. The development of this research suggests, for other schools and for public schools that can boost participation in your organization who should review the dynamics of their meetings with the families and workers, creating new strategies constantly
Palavras-chave: Participação
Gestão democrática
Currículo
Referenciais freireanos
Participation
Democratic management
Resume
References Freire
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Matos, Rosimary Mendes de. A participação na organização curricular de Embu/SP: a influência de referenciais freireanos. 2011. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9581
Data de defesa: 13-May-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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