???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9568
Tipo do documento: Tese
Título: A busca por contribuições e subsídios a um currículo de turismo no Brasil fundamentado nos princípios norteadores da ética
Autor: Schulze, Thiago Rodrigues 
Primeiro orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar, identificar e construir contribuições e subsídios para um currículo de Turismo no Brasil fundamentado nos princípios norteadores da ética. O trabalho é desenvolvido com base na construção de um conceito de currículo e na identificação de quatro elementos que o compõe, especificamente a contextualização, os sujeitos, a processualidade e a democratização. Elaborado o conceito de currículo, parte-se para a investigação dos elementos que relacionam a ética à atividade turística, e são identificados cinco, a hospitalidade, a sustentabilidade, a inclusão social, a cidadania e o multiculturalismo. Para a construção das categorias de análise, verificou-se como estes cinco elementos se fazem presentes no panorama turístico contemporâneo, sobretudo no Brasil, com base no estudo de documentos e publicações sobre o tema, bem como numa vivência profissional de seis meses em um navio de cruzeiros. Estabelecidas as categorias de análise, efetuou-se o cruzamento entre os elementos do currículo e os aspectos decorrentes dos resultados obtidos a partir da análise do panorama turístico contemporâneo, esta fundamentada nos cinco elementos da ética em turismo. Assim, foram construídas e identificadas as contribuições e os subsídios para um currículo de Turismo no Brasil fundamentado nos princípios norteadores da ética
Abstract: This work aims to investigate, identify and build contributions and aspects for a Brazilian s tourism curriculum, based on the guide principle of ethics. The work is developed considering the building of a concept of curriculum and identification of four elements which composes it, particularly the contextualization, the people, the processuality and the democratization. Elaborated the concept of curriculum, the research goes to investigate the elements which link the ethics to tourism activity. Five elements were identified: the hospitality, the sustainability, the social inclusion, the citizenship and the multiculturalism. For the building of the categories of analysis, we had observed how these five elements belong to contemporary panorama of the tourism, mainly in Brazil, based on the study of documents and publications about the theme, as well as a six months professional experience in a cruise ship. Settled the categories of analysis, we had effectuated the crossing of the four elements of curriculum and the aspects emerged from the results obtained during the study of the contemporary panorama of tourism, based on the elements of ethics in tourism. Then, the contributions and aspects for a Brazilian´s tourism curriculum, based on the guide principles of ethics, where built and identified
Palavras-chave: Currículo
Curso de turismo
Ética
Curriculum
Tourism course
Ethics
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Schulze, Thiago Rodrigues. A busca por contribuições e subsídios a um currículo de turismo no Brasil fundamentado nos princípios norteadores da ética. 2011. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9568
Data de defesa: 6-May-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thiago Rodrigues Schulze.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.