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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9566
Tipo do documento: Tese
Título: A ética freireana como horizonte para a gestão de sistemas/redes municipais de ensino: implicações e desafios da prática
Título(s) alternativo(s): The freirean ethics as a horizon for systems/city education management: implications and challenges of practice
Autor: Marochi, Zélia Maria Lopes 
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Como dirigente municipal da educação, sempre procuramos compreender as possibilidades para se alcançar a qualidade social da educação. Também nos norteou nesse percurso profissional, a aplicação dos princípios da administração pública, pautados pela ética freireana, como fator de profissionalização e de orientação das premissas da gestão para dirigentes e técnicos do sistema municipal de ensino, na complexa realidade em que atuamos. Considerando estes aspectos a tese buscou responder à seguinte questão-problema: que contribuições a ética freireana apresenta aos gestores de sistemas/redes municipais de ensino, na atualidade, de modo a concretizar os princípios constitucionais da administração pública? Para tanto foi necessário identificar e analisar os desafios, os entraves e as perspectivas para a aplicação desses princípios na gestão da educação pública municipal e mapear a avaliação dos dirigentes municipais sobre as possibilidades/exigências de aplicação dos princípios da administração pública objetivando-se a construção de uma educação com qualidade social. A pesquisa realizada foi do tipo qualitativo, descritivo-analítica, utilizando como procedimentos da coleta de dados o questionário (para dirigentes municipais) visando estabelecer sua compreensão sobre os entraves e as perspectivas anteriormente indicados; também foram examinados documentos oficiais para contribuir com uma melhor compreensão da relação município-estado-governo federal, especialmente a que se refere ao financiamento da educação e programas e projetos pedagógicos e de infraestrutura. Os dados da investigação permitiram apontar a exequibilidade da aplicação dos princípios da administração pública na gestão dos sistemas/redes de ensino municipais, a partir da criação de uma nova cultura/identidade dos dirigentes municipais que estão contribuindo para a construção de perspectivas para que se efetive uma educação pública, com qualidade social, a partir do horizonte posto pela ética freireana e da experiência do saber feito construída enquanto agente público atuante na esfera municipal da Educação (FREIRE, 1982, 1992, 2001, 2002); e, ainda sob a ótica dos dirigentes municipais, um ponto fundamental se refere à correta aplicação de recursos suficientes no financiamento da educação, em cumprimento dos objetivos e metas do Plano Nacional da Educação, não visto mais como ficção, mas, com grande possibilidade de se concretizar, pela irrestrita e substantiva elevação de escolaridade para todos os brasileiros
Abstract: As a city educational leader, we have always aimed to understand the possibilities to achieve the social quality of education. It was also a guide, in this professional course, the application of the public administration principles, oriented by the Freirean ethics, as a factor of professionalization and orientation of the management premises for leaders and experts of the city teaching system, in the complex reality that we work. Considering these aspects, the thesis has searched to answer this problem-question: which contributions does the Freirean ethics present to system administrators/city schools, currently, in a way to materialize the constitutional principles of the public administration? For this purpose it was necessary to identify and analyze the challenges, the barriers and the perspectives to apply those principles in the city public education management and map the city leaders evaluation on the possibilities/demands of application of the public administration principles aiming to build education with social quality. The research accomplished was a qualitative, analytical-descriptive type, using the questionnaire (for city leaders), as data collection procedures, seeking to establish their understanding on the barriers and the perspectives previously indicated; official documents were also checked in order to contribute with a better understanding of the city-state-federal government relation, specially concerning to education financing, pedagogical, and infra-structure projects. The investigation data allowed to point out the practicability of the application of the public administration principles on the systems/city schools management, starting with the creation of a new culture/identity of the city leaders that are contributing for the construction of perspectives to accomplish public education, with social quality, from the horizon placed by the Freirean ethics and the accomplished knowledge experience built as an active public agent in the city circle of Education (FREIRE, 1982, 1992, 2001, 2002); and, still under the city leaders vision, a fundamental point refers to the right application of the sufficient resources on the education financing, fulfilling the National Education Plan objectives and aims, no longer seen as fiction, but yet as a possibility of becoming true, by the unbounded and substantial increasing of schooling for all the Brazilians
Palavras-chave: Ética freireana
Princípios da administração pública
Sistema de ensino municipal
Política educacional
Currículo
Freirean ethics
Principles of public administration
City educational system
Educational policy
Curriculum
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Marochi, Zélia Maria Lopes. A ética freireana como horizonte para a gestão de sistemas/redes municipais de ensino: implicações e desafios da prática. 2011. 249 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9566
Data de defesa: 6-May-2011
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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