REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Helen de Montille-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4204938U5por
dc.contributor.advisor1Junqueira, Luciano Prates-
dc.date.accessioned2016-04-25T16:44:14Z-
dc.date.available2010-11-05-
dc.date.issued2010-10-13-
dc.identifier.citationFerreira, Helen de Montille. Rede social e capital social em um clube de serviço: o caso do Rotary Club São Paulo Avenida Paulista. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/955-
dc.description.resumoUm clube de serviço é uma associação voluntária de pessoas, profissionais, com um objetivo comum. É um espaço de socialização política e cívica onde seus associados implementam a cidadania. O Rotary Internacional é um dos maiores clubes de serviços no mundo, com 105 anos de existência. Foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa para verificar as características de um clube de serviço do Rotary Internacional, o Rotary Club São Paulo Avenida Paulista, que elabora projetos sociais relevantes em diversas áreas para a sociedade. É apresentado o perfil sócio-econômico dos associados e as relações que eles estabelecem na formulação e execução dos projetos sociais. A análise da rede e do capital social constitui o pilar de sustentação dos associados para existência de projetos sociais de relevância. Discute-se a importância das parcerias na execução dos projetos. O sistema de dádiva que permeia o clube traz um entendimento sobre o comprometimento dos associados voluntários. Mediante a análise da rede, verificaram-se os relacionamentos internos e externos do clube, assim como a circulação do capital social pela reciprocidade e pelas motivações dos voluntários. A pesquisa revelou que o perfil do associado é o de um empresário já bem estabelecido, interessado em realizar por meio de sua profissão a melhoria de qualidade de vida da sociedade. A rede interna entre os associados revela uma liderança baseada no conhecimento e não na estrutura hierárquica do clube. A rede nacional e internacional revelou-se pequena, sem grande quantidade de laços. As motivações formam subgrupos nos quais os associados podem participar em vários ao mesmo tempo. O capital social evidencia a cooperação e a confiança existente entre os membros da organização internacional. Os associados se utilizam de suas redes individuais para implementar os projetos. Existe uma retribuição do trabalho voluntário efetuado, comprovando a teoria da dádiva como sustentação da motivação dos associadospt_BR
dc.description.abstractA service club is a voluntary association of individuals, professionals with a common goal. It is an area of civic and political socialization where its members implement citizenship. Rotary International is one of the largest service club in the world with 105 years of existence. It has been conducted a quantitative and qualitative research to verify the characteristics of a service club of Rotary International, Rotary Club São Paulo Avenida Paulista, which develops social projects in various areas relevant to society. It is presented the socio-economic relations of the associates and relationships that they lay in the formulation and implementation of social projects. The analysis of network and social capital is the pillar of support of the members for the existence of social relevance. It discusses the importance of partnerships in the implementation of projects. The donation system, that permeates the club, brings an understanding for the commitment of the volunteers involved. Through network analysis it has been verified the internal and external relationships of the club, as well as the movement of capital by reciprocity and the motivations of volunteers. The research has revealed that the associate profile is a well established businessman, interested in using their profession to improve the quality of life of society. The internal network between members, reveals a leadership based on knowledge. The leadership does not follow the hierarchical structure of the club. The national and international network has proved to be small without large amounts of bonds. There are subgroups where the members participate in several at once. Social capital highlights the cooperation and trust between members of the international organization. The associates use the individual networks to implement the projects. There is a retribution of volunteer work performed, proving the theory of giving supports and motivates membersen_US
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2191/Helen%20de%20Montille%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectClubes de serviçopor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectCapital socialpor
dc.subjectDádivapor
dc.subjectParceriaspor
dc.subjectService clubseng
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectSocial capitaleng
dc.subjectGifteng
dc.subjectPartnerseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleRede social e capital social em um clube de serviço: o caso do Rotary Club São Paulo Avenida Paulistapor
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Helen de Montille Ferreira.pdf3,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.