???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9543
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetória do estudante de escola pública nas faculdades de Letras do Grande ABC
Autor: Ferreira, Jean de Oliveira 
Primeiro orientador: Cappelletti, Isabel Franchi
Resumo: O presente trabalho investigou a trajetória de estudantes formados em escolas públicas do ensino médio que ingressaram em uma Faculdade de Letras de uma Universidade Privada da Região do ABC e formaram-se entre os anos de 2009 e 2010. Estes alunos pesquisados não são beneficiados pelo programa de inserção social criado pelo Governo Federal chamado Programa Universidade para Todos �� PROUNI. Buscou-se compreender os ganhos e dificuldades na trajetória desses alunos advindos da escola pública no curso superior. Pudemos entender a relação existente entre os conhecimentos vividos na Região e a escolha feita pelo curso de letras, conhecer o perfil dos alunos e suas perspectivas profissionais que existiam antes de ingressarem no curso e as que passaram a existir depois do curso superior. Para analisar a trajetória desses sujeitos, coletamos os dados utilizando como instrumento o questionário, com questões abertas e fechadas, aplicado em 28 alunos. Fizemos uma análise quantitativa, no sentido de caracterizar os sujeitos da pesquisa, e qualitativa, no sentido de colher desses sujeitos opiniões sobre o tema em questão. Os autores que utilizamos estão vinculados às questões abordadas no conteúdo do trabalho. São eles APPLE (2006), LAHIRE (1997), BOURDIEU (2007), MASETTO (2003), FREIRE (2003), RODRIGUES (2007), entre outros
Abstract: This study investigated the trajectory of graduate students in public schools high school who enrolled in a Faculty of Arts at a private university in the region and the ABC were formed between the years 2009 and 2010. These students surveyed are not benefiting from the social inclusion program created by the federal government called the "University for All - PROUNI. We tried to understand the gains and difficulties in the path of those coming from public school students in college. We could understand the relationship between knowledge and experienced in the Region choice by way of letters, to know the profile of the students and their professional perspectives that existed before joining the course and which came into existence after college. To analyze the trajectory of these subjects, we collected data using the instrument as a questionnaire with open and closed, applied to 28 students. We did a quantitative analysis, in order to characterize the subjects, and qualitative, in order to reap these subjects views on the topic in question. The authors use that are tied to the issues addressed in the work content. They are APPLE (2006), Lahiri (1997), Bourdieu (2007), Masetto (2003), Freire (2003), Rodrigues (2007), among others
Palavras-chave: Currículo
Ensino Público
Ensino Superior
Curriculum
Public Education
Higher Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Ferreira, Jean de Oliveira. Trajetória do estudante de escola pública nas faculdades de Letras do Grande ABC. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9543
Data de defesa: 13-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jean de Oliveira Ferreira.pdf871,15 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.