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Tipo do documento: Dissertação
Título: Representações sociais de mulheres idosas participantes de uma intervenção educacional sobre envelhecimento ativo
Título(s) alternativo(s): Social representations of elderly female participants in an educational training program regarding active aging
Autor: Gerth, Hélio Marconi 
Primeiro orientador: Canineu, Paulo Renato
Resumo: Devido ao crescimento da população idosa no Brasil, muitas estratégias têm sido usadas como forma de promover a saúde do idoso, assim como prevenir as doenças advindas do envelhecimento. Acredita-se que a educação é a principal ferramenta para conseguir tais objetivos. Dessa forma, utilizando-se como base a publicação Envelhecimento Ativo: uma política de saúde , este trabalho tem o objetivo de identificar as representações sociais de um grupo de mulheres idosas sobmetidas a uma intervenção educacional sobre Envelhecimento Ativo, verificando a reação dessas mulheres frente à metodologia aplicada para futuramente desenvolver um programa de educação em Envelhecimento Ativo voltado para idosos. Essa intervenção educacional foi realizada em 6 encontros, realizados 2x/semana, com duração de 1 hora cada e teve como teoria pedagógica Educação Popular de Paulo Freire, que através do diálogo e da reflexão, tem a capacidade de transformar educador e educando. O grupo estudado contou com a participação de 10 mulheres idosas, contendo entre 60 e 80 anos, escolhidas aleatoriamente entre frequentadoras de um programa de exercícios físicos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Sorocaba. Os dados foram coletados através de entrevista individual semiestruturada aplicada às participantes da pesquisa. Por se tratar de uma pesquisa transversal, exploratória e de perfil qualitativo, os dados foram organizados e analisados de acordo com o referencial teórico Discurso do Sujeito Coletivo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais e Análise de Conteúdo. Concluiu-se que a metodologia utilizada foi muito bem aceita pelas participantes, que reagiram positivamente, acreditando que aprenderam coisas novas sobre os temas abordados. O conhecimento foi construído através de troca de ideias e experiências, as dúvidas foram esclarecidas na hora, tornando fácil o entendimento. Consideraram também que o método favorece a união e fortalece as amizades e recomendam que outras pessoas participem deste programa, pois o método estimula a prática de exercícios físicos e a adoção de hábitos saudáveis
Abstract: Due to an increase in the number of elderly people in Brazil, numerous strategies have been employed as a means to promote health to the older population, as well as prevent diseases related to aging. It is believed that education is the primary tool in achieving these goals. Therefore, by utilizing the text Active Aging: a policy framework as a reference point, this project aimed at identifying the social representation of a group of elderly women who underwent educational training regarding active aging and assessing their response to this methodological approach, in order to develop an actual educational program for the elderly for future use. This training was performed during 6 meetings, realized twice a week for 1 hour each day, which utilized the text Popular Education by Paulo Freire as the pedagogic theory. This text, by means of dialog and reflective thinking, is capable of transforming the teacher and the student. The group assessed in this study was composed of 10 elderly women, between 60 and 80 years of age, who were chosen randomly from a community exercise program offered by the City of Sorocaba. The data was obtained during individual interviews with the participants. Since this trial consists of a transversal, exploratory, and qualitative study, data was organized and analyzed according to the theoretical reference Discourse of the Collective Subject , based on the theory of social representation and analysis of content. It was concluded that the methodology utilized in this study was well accepted by the participants, who responded positively to the method and believed to have learned new information regarding ageing and exercising. New knowledge was constructed by exchanging ideas and experiences, and questions were answered during the interviews, which facilitated learning ability. They considered that this method favors networking and strengthens friendship bonds, and they also recommended that other people should participate in this approach, since it stimulates physical activity and promotes healthy habits
Palavras-chave: Envelhecimento
Saúde do idoso
Educação em saúde
Pesquisa qualitativa
Ageing
Elderly health
Health education
Qualitative research
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Gerth, Hélio Marconi. Representações sociais de mulheres idosas participantes de uma intervenção educacional sobre envelhecimento ativo. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9510
Data de defesa: 25-Sep-2015
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