???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9501
Tipo do documento: Dissertação
Título: Software educacional: nematelmintos de aquisição passiva
Título(s) alternativo(s): Educational software: roundworms acquisition of passive
Autor: Grincevicius, Tatiana Damasceno 
Primeiro orientador: Moraes, Suzana Guimarães
Resumo: O ensino baseado na transmissão de conhecimentos, no qual o professor se enquadra como especialista no assunto e o estudante como um observador já não mais se adéqua às necessidades de formação de profissionais de saúde. Dessa forma, o professor deve estimular ao máximo a motivação dos alunos, despertando nelesa busca pelo conhecimento, além do desenvolvimento de competências e habilidades. Nesse contexto, softwareseducativos são muito utilizados como estratégias de aprendizagem.As interações entre o conhecimento científico, tecnologia e social representam umaspecto essencial no ensino das parasitoses humanas, se queremos evitar a transmissão de uma visão de ciência descontextualizada.Objetivo principal deste projeto foi desenvolver e avaliar um software educacional, a partir de imagens parasitológicas de helmintos, abordando de forma ilustrativa e interativa os nematelmintos de transmissão passiva, que poderá ser útil a professores, profissionais e alunos de graduação das diferentes profissões da saúde na compreensão e identificação dessas verminoses, aproximando-os também da prática profissional. Metodologia: O software foi construído a partir de um banco de imagens do próprio autor utilizando o multimídia Flash, que permite a elaboração de animações e simulações em linguagem vetorial, resultando em arquivos pequenos que podem ser disponibilizados através da Web ou em mídias ópticas e magnéticas. A avaliação do produto final foi feita por estudantes de medicina. Resultados: O software foi concluído e bem avaliado pelos estudantes do curso de medicina (n=97) da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC/SP, cujos testes realizados pré-utilização e pós-utilização do material, mostrou consistente crescimento do conhecimento, seja por auto-avaliação ou por questões objetivas fechadas. Conclusão Discussão: Os resultados atuais nos permitem concluir que o software é de grande interesse educacional e poderá ser útil a estudantes, profissionais e docentes da área da saúde
Abstract: The standard teaching method is based on the transmission of knowledge. Here, the teacher serves as subject matter expert and the student as an observer. However, this method no longer fits well with the current training needs of health professionals. A significant improvement can be realized when the teacher encourages maximum student motivation to awakening in them the quest for knowledge during the development of new skills and abilities. In this context, educational software should be included with the improved learning strategy. Interaction between science, technology and social knowledge are an essential aspect of preventing the transmission of human parasitic infections in school. Object: The main objective of this project is to evaluate and develop educational software utilizing Helminth parasitological images to interactively illustrate the passive transmission of roundworms. This can be useful to teachers, professionals and graduate students from various health disciplines to understand and identify these worms as well as for use by professionals in their practice. Methodology: The software was built using Multimedia Flash and a database of images. This enabled the creation of animations and simulations in vector language, resulting in smaller files that can be made available through the web or provided on other storage media. The final product was evaluated by medical students. Results: The software has been completed and has been favorably evaluated by students of medicine (n = 97) of the Faculty of Ciências Médicas e da Saúde da PUC/SP. Their tests compared results before use of the software with results obtained after using the software. A consistent growth of knowledge was demonstrated either by self-assessment or closed objective questions. Conclusion: The results obtained allow us to conclude that the software is of great educational interest and should be useful to students, teachers and professionals in the health field
Palavras-chave: Parasitologia
Nematelmintos
Educação em saúde
Software
Parasitology
Roundworms
Health education software
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Grincevicius, Tatiana Damasceno. Software educacional: nematelmintos de aquisição passiva. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9501
Data de defesa: 10-Feb-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tatiana Damasceno Grincevicius.pdf3,23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.