REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
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dc.creatorAnibal Filho, Walter-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4350122T1por
dc.contributor.advisor1Moraes, Suzana Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771532Z1por
dc.date.accessioned2016-04-27T13:10:24Z-
dc.date.available2014-06-24-
dc.date.issued2014-03-17-
dc.identifier.citationAnibal Filho, Walter. Equipe multiprofissional: a construção coletiva de uma intervenção em educação em diabetes tipo 2 no Programa de Automonitoramento Glicêmico (AMG). 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9486-
dc.description.resumoO diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica, caracterizada pelo comprometimento do metabolismo da glicose, cujo controle glicêmico inadequado pode reduzir a expectativa de vida e comprometer a qualidade de vida. Devido ao alto investimento governamental, a baixa adesão por parte do usuário e o pouco entrosamento da equipe multiprofissional no programa automonitoramento glicêmico (AMG), surgiu a motivação deste estudo com os objetivos de avaliar a atuação da equipe; desenvolver e avaliar estratégias de educação para a efetiva atuação no acompanhamento de pacientes diabéticos tipo 2 no AMG. Realizou-se uma pesquisa quali-quanti, nos princípios da pesquisa-ação. Participaram dez profissionais da Unidade Básica de Saúde e de Referência Saúde do Idoso (UBS/URSI) Carandiru, SP. Foram realizados oito encontros, com intervenções educativas, com estratégias participativas e reflexivas. Para avaliar a atuação da equipe foi utilizado um instrumento de percepção e para avaliar o conhecimento foi aplicado um pré e pós-testes. O AMG foi dimensão com pior avaliação: pouca valorização, ausência de educação permanente e de ações que fortalecem e/ou valorizam a atuação dos profissionais e avaliação sistemática. Constataram-se melhores resultados no pos teste. Na construção coletiva estabeleceu-se como ações: atualização, agregar conhecimentos, entrosamento interdisciplinar, discussão de casos, auto avaliação, focar na promoção e prevenção, aprofundamento no programa, estabelecer metas de adesão, conscientização do usuário, articulação das consultas com o atendimento multiprofissional e inclusão no plano de trabalho anual. As intervenções contribuíram para identificar fatores que interferem na rotina de trabalho, aprimorar os conhecimentos/competências, estimular a participação e criar um ambiente favorável para o trabalho em equipe. Desta forma esforços devem ser direcionados para que estratégias interativas sejam incorporadas na pratica dos profissionais, para uma maior integração da equipe, em benefício do usuáriopor
dc.description.abstractDiabetes mellitus (DM) is a chronic disease characterized by impaired glucose metabolism, whose inadequate glycemic control can reduce life expectancy and impair quality of life. Due to high government investment, poor adherence by the user and little rapport of the multidisciplinary team in the program self-monitoring blood glucose (AMG), appeared motivated this study with the objectives of evaluating the performance of the team; develop and evaluate educational strategies for effective performance monitoring in type 2 diabetic patients in the AMG. We conducted a qualitative and quantitative research, the principles of action research. A total of ten professionals Basic Health Unit and Health Reference Elderly (UBS/URSI) Carandiru, SP. Eight meetings were held with educational interventions, participatory and reflexive strategies. To evaluate the performance of the team an instrument of perception and was used to assess knowledge was applied pre-and post - tests. The AMG was worse with dimension Review: little appreciation, absence of permanent education and actions that strengthen and/or value the work of professionals and systematic review. It was found best results pos test. The collective construction actions established itself as: update, add knowledge, interdisciplinary rapport, case discussion, self-assessment, focus on promotion and prevention, strengthening the program, set goals for membership, user awareness, joint consultations with multidisciplinary care and inclusion in the annual work plan. Interventions contributed to identify factors affecting the routine work, enhance the knowledge/skills, encourage participation and create a favorable environment for teamwork. Therefore efforts should be targeted to interactive strategies that are incorporated into the practice of professionals for greater integration of the team, for the benefit of the usereng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22468/Walter%20Anibal%20Filho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Médicas e da Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEquipe Multiprofissional em Diabetes Mellituspor
dc.subjectPrograma de Automonitoramento Glicêmicopor
dc.subjectAMGpor
dc.subjectEducação Permanente em Saúdepor
dc.subjectMultidisciplinary Team in Diabetes Mellituseng
dc.subjectGlycemic Self-Monitoring Programeng
dc.subjectContinuing Education in Healtheng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleEquipe multiprofissional: a construção coletiva de uma intervenção em educação em diabetes tipo 2 no Programa de Automonitoramento Glicêmico (AMG)por
dc.title.alternativeTeam multiprofessional: construction of a collective action in education in type 2 diabetes in Glycemic Self-Monitoring (AMG)eng
dc.typeDissertaçãopor
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