???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9483
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação em saúde: ensinando sobre os males do tabagismo
Autor: Vecina, Marion Vecina Arcuri 
Primeiro orientador: Moraes, Suzana Guimarães
Resumo: A saúde é a primeira e mais importante forma de riqueza é um recurso natural fundamental de uma nação. A prevenção em saúde poupa indivíduos e suas famílias da dor, do sofrimento, da incapacidade prolongada ou da morte prematura.1 O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, um bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes. 2 A introdução na vida escolar, de hábitos compatíveis com um estilo de vida saudável prevenirá boa parte das atuais taxas de morbidade e mortalidade devido às doenças tabacorrelacionadas. Dentro deste contexto o presente trabalho teve como objetivo avaliar uma intervenção em educação sobre tabagismo e suas consequências, orientar e avaliar o entendimento dos estudantes sobre os males causados pelo consumo dos derivados do tabaco. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, para quantificar e caracterizar os estudantes fumantes e não fumantes, assim alcançando o grupo estudantil mais amplo possível que esteja ou possa vir a estar em risco das doenças tabacorrelacionadas. Foram realizadas palestras e atividades lúdicas na Escola Estadual Antonio Padilha, situada na cidade de Sorocaba, São Paulo. O público alvo foram os estudantes do ensino médio e fundamental II. Dos 171 estudantes 82 eram do sexo masculino e 89 do sexo feminino 14% dos estudantes, ou seja 24 alunos disseram que já experimentaram o cigarro. Notamos que dentre as principais influências para iniciar o hábito tabagístico, a família e os amigos são os mais citados, sendo a influência da mídia menor Analisando os dados dos pré e pós-testes sobre a pergunta o que é tabagismo para você? , observou-se que as crianças têm conhecimento sobre os malefícios do cigarro e associam o tabagismo principalmente à doença, morte e vício, respostas estas que foram observadas antes da palestra e mantidas imediatamente após a palestra e após 1 mês da palestra. Concluiu-se que os jovens conhecem os males do tabagismo, mas que por estarem em uma fase da vida sujeita a curiosidade e experimentações, as atividades educativas são importantes para reforçarem e aumentarem conhecimento prevenindo a iniciação ao tabagismo
Abstract: Health is the first and most important form of wealth and is a key natural resource of a nation. Health prevention saves individuals and their families pain, suffering, longterm disability or premature death. 1 Smoking is considered by the World Health Organization (WHO), the leading cause of preventable death worldwide. The WHO estimates that one-third of the adult population, 1.2 billion people, are smokers.2 The introduction into school life, habits compatible with a healthy lifestyle will prevent much of the current rates of morbidity and mortality due to diseases tobacco related . Within this context, this study aimed to evaluate an intervention in education on smoking and its consequences, guide and evaluate the students' understanding of the evils caused by the consumption of tobacco. A questionnaire with open and closed questions was used to quantify and characterize students smokers and nonsmokers, thus reaching the broadest possible student group that is or may be at risk of tobacco related diseases. Lectures and recreational activities were held in the State School Antonio Padilha, located in the city of Sorocaba , São Paulo . The audience was composed of students in elementary and middle school . Of the 171 students 82 were male and 89 female, 14 % of students or 24 students said they had used cigarettes. We note that among the major influences to start smoking habits, family and friends are the most cited, with the smaller influence of the communication media. Integrating data on pre and post-tests on the question "what is smoking for you ?" it was observed that children have knowledge of the dangers of tobacco smoking and associate it mainly to the disease, death and addiction. These answers were observed before the lecture and maintained immediately after the lecture and after 1 month's later. We concluded that young people know the evils of smoking, but because they are at a stage in life where reinforce curiosity and experimentation, are educational strong activities are important to reinforce and increase knowledge thus avoiding smoking initiation
Palavras-chave: Tabaco
Tabagismo
Adolescência
Educação em saúde
Tobacco
Smoking
Teens
Health education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Vecina, Marion Vecina Arcuri. Educação em saúde: ensinando sobre os males do tabagismo. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9483
Data de defesa: 7-Mar-2014
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marion Vecina Arcuri Vecina.pdf7,76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.