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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9468
Tipo do documento: Dissertação
Título: A problemática da abordagem das doenças sexualmente transmissíveis pelos professores de Ciências/Biologia de escolas públicas: uma realidade de Sorocaba
Título(s) alternativo(s): Approach on STDs in public schools by teachers of Science / Biology of the city of Sorocaba (SP): problems and possibilities
Autor: Silva, Amanda de Oliveira 
Primeiro orientador: Lanza, Leni Boghossiam
Resumo: Buscou-se, neste estudo, revelar como é realizada a abordagem sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) em escolas estaduais de Sorocaba, da região com o maior índice de DST, apontar os desafios e as possibilidades dessa abordagem pelo docente de Ciências/Biologia dessas instituições; e buscar, juntamente com os professores dessas escolas, alternativas para abordagens significativas. Trata-se de estudo de perfil qualitativo, que contou com a colaboração de 9 docentes de Ciências/Biologia, 2 coordenadoras dessas escolas de Sorocaba (SP) e 1 coordenadora da Unidade Saúde da Família do bairro em que a pesquisa ocorreu. Por meio de entrevistas individuais, semiestruturadas, gravadas, posteriormente transcritas e analisadas, os resultados demonstraram que os docentes precisam de um melhor preparo para atuar nessa temática, e que a falta de estímulo influencia diretamente a busca por melhores resultados. Observou-se, também, que é essencial o envolvimento da equipe de Saúde na temática, por meio de trabalho em conjunto com tais docentes, para que ocorram mudanças no cenário atual das DSTs junto a essa população de jovens, e que apesar dessa necessidade, tal envolvimento não ocorre como deveria. Porém, com a pesquisa, foi possível vislumbrar tal possibilidade
Abstract: We sought to in this study reveal how the approach is performed on sexually transmitted diseases (STD) in state schools in the Sorocaba region with the highest rate of STDs; pinpoint the challenges and possibilities of this approach by the teacher of Science / Biology these institutions and get along with the teachers of these schools, alternative approaches significantly. It was the study of qualitative profile that had the cooperation of 9 faculty of Science / Biology, 2 coordinators of these schools of Sorocaba (SP) and coordinator of the Family Health Unit of the district in which the research took place. Through individual interviews, semi-structured, recorded, transcribed and analyzed, the results showed that teachers need better preparation to act in this theme, and that lack of stimulation directly influences the search for better results. It was also observed that it is essential the team's involvement in the theme of Health, through working with teachers for such changes to occur in the current scenario of STDs with this population of young people, and that despite the fact that this need not occur as should, however, with the research was possible to discern such involvement
Palavras-chave: Educação
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Escola pública
Education
Sexually Transmitted Diseases
Public school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Silva, Amanda de Oliveira. A problemática da abordagem das doenças sexualmente transmissíveis pelos professores de Ciências/Biologia de escolas públicas: uma realidade de Sorocaba. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9468
Data de defesa: 27-Aug-2013
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