???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9168
Tipo do documento: Dissertação
Título: Intervenções no mercado de câmbio em países com regime de metas de inflação -Análise do caso brasileiro entre 2000 e 2003.
Autor: Cunha, Gustavo Costa E Silva
Primeiro orientador: Cunha, Patricia Helena Fernandes
Resumo: A taxa de câmbio é uma preocupação constante para os países emergentes. Entender como a autoridade monetária desses países intervém em sua trajetória é crucial para entendermos o papel da taxa de câmbio dentro de um regime de metas de inflação. As razões, formas e instrumentos de intervenção da autoridade monetária no mercado de câmbio em países emergentes que atuam sob o regime de metas de inflação são bastante diversos, mas em todos os casos observa-se uma grande preocupação dos policy makers com a taxa de câmbio. Com o objetivo de analisar a atuação do Banco Central do Brasil no mercado de câmbio no período de 2000 a 2003 começamos apresentando os pontos principais da discussão sobre intervenções no mercado de câmbio, o regime de metas de inflação, as características dos países emergentes e a junção desses três temas. Em seguida, inserimos o caso do Brasil; país emergente que atua sob o regime de metas de inflação com câmbio flutuante desde 1999. Analisamos os resultados passados no que diz respeito ao cumprimento da meta de inflação e às políticas e instrumentos de intervenção no câmbio utilizados durante o período de 2000 a 2003. Por fim, através da investigação em relatórios e declarações da autoridade monetária e seus integrantes, textos acadêmicos e papers encontramos evidências de que o objetivo das intervenções no mercado de câmbio no Brasil no período foi de auxiliar o cumprimento das metas de inflação, e que em alguns momentos esse objetivo pode ter sido coincidente com o de diminuir a volatilidade cambial, acumular reservas e suprir o mercado de moeda estrangeira quando houve necessidade; mostramos que os mecanismos utilizados foram intervenções no mercado à vista, emissão de títulos cambiais, emissão de derivativos de câmbio (swaps) e anúncio de intervenções com volumes e prazos determinados e demonstramos que as intervenções foram esterilizadas.
Palavras-chave: intervenção
metas de inflação
país emergente
Câmbio - Brasil
Política cambial - Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Economia
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política
Citação: Cunha, Gustavo Costa E Silva. Intervenções no mercado de câmbio em países com regime de metas de inflação -Análise do caso brasileiro entre 2000 e 2003.. 2005. 82 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9168
Data de defesa: 30-Sep-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dis_BC_final3_protegido.pdf216,68 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.