???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8159
Tipo do documento: Tese
Título: Propriedade intelectual e o direito à saúde no Brasil: Uma análise da licença compulsória na Lei No. 9.279/96 e no Decreto No. 4.830/03
Autor: Rodrigues, Maria Lucia de Barros
Primeiro orientador: Pugliesi, Márcio
Resumo: O trabalho teve por objetivo estudar a licença compulsória na Lei . 9279/96 e no Decreto n. 4830/03, ou seja, no caso específico da licença compulsória em matéria de emergência nacional.Iniciamos pela noção de licença compulsória e suas espécies. Dentre as espécies,focamos nossa atenção ao art. 71 da lei n. 9279/96. Ao estudarmos esse ponto, chegamos à conclusão de que a licença compulsória prevista nesse artigo buscou evitar uma distorção, ou seja, tira o monopólio do titular de uma patente em situações de interesse público e emergência nacional. Os dois decretos que vieram regulamentar o assunto se apresentaram eivados de ilegalidades e inconstitucionalidades.Para concluir essa parte, falamos sobre as patentes de medicamentos,a lei dos genéricos,bem como sobre as possibilidades de licença compulsória na legislação norte-americana. Concordamos,inclusive, com algumas posições de importantes doutrinadores nessa área de propriedade intelectual,ou seja, de que é necessária uma reforma na regulamentação desse tipo de licença e que, até o presente momento, a regulamentação existente é insuficiente, uma vez que traz inconstitucionalidades. Finalmente, a título de ilustração, abordamos a noção de propriedade,em seus vários aspectos: marxista e capitalista e como instituto jurídico. Avançamos para a função social da propriedade e falamos sobre o Direito Econômico,uma vez que são conceitos que se interligam e são constitucionalmente previstos. Procuramos traçar um paraleleo entre as licenças compulsórias e a função social da propriedade.
Palavras-chave: Propriedade intelectual - Leis e legislação
Direito comercial
patentes
licenças compulsórias
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Direito
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito
Citação: Rodrigues, Maria Lucia de Barros. Propriedade intelectual e o direito à saúde no Brasil: Uma análise da licença compulsória na Lei No. 9.279/96 e no Decreto No. 4.830/03. 2005. 147 f. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/8159
Data de defesa: 19-May-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf779,2 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.