Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/6752
Tipo: | Tese |
Título: | Direito à educação, participação familiar e informação: o ciclo virtuoso da inclusão |
Título(s) alternativo(s): | Right of education, family participation and information: the virtuous cycle of the inclusion |
Autor(es): | Segalla, Juliana Izar Soares da Fonseca |
Primeiro Orientador: | Araujo, Luiz Alberto David |
Resumo: | O presente estudo se desenvolve com o objetivo de demonstrar que a Educação e o Direito tem um papel fundamental na mudança de um paradigma cultural acerca da inclusão das pessoas com deficiência. Para tanto se observa que a participação familiar na vida escolar dos educandos é muito importante. A publicidade, a transparência e o fornecimento de informações sobre o processo pedagógico inclusivo da instituição de ensino traz esclarecimentos que podem contribuir para a transformação na maneira de enxergar a deficiência. Essas ações multiplicadoras são analisadas a partir de alguns elementos da Teoria dos Sistemas Sociais, de Niklas Luhmann, levando à conclusão que os acoplamentos estruturais entre os subsistemas sociais Direito-Escola-Família podem, além de diminuir a complexidade e a contingência dos sistemas, causar sua evolução e a evolução da sociedade enquanto macrossistema social |
Abstract: | This study is developed to demonstrate that education and the law plays a key role in changing cultural paradigm about the inclusion of people with disabilities. Therefore, it is observed that family participation in school life of students is very important. The publicity, transparency and the provision of information about comprehensive educational process of the educational institution brings clarifications that may contribute to the transformation in the way they see disability.These multipliers actions are analyzed from some elements of the Niklas Luhmann s Social Systems Theory, leading to the conclusion that the structural couplings between social subsystems Law-School-Family, and the reduction of the complexity and contingency cause its evolution and the evolution of society as macrosystem |
Palavras-chave: | Direito à educação Participação familiar Informação Inclusão Sistemas sociais Right of education Family participation Information Inclusion Social systems |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Direito |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito |
Citação: | Segalla, Juliana Izar Soares da Fonseca. Right of education, family participation and information: the virtuous cycle of the inclusion. 2015. 237 f. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/6752 |
Data do documento: | 17-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juliana Izar Soares da Fonseca Segalla.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.