???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCappellano, Ana Paula-
dc.contributor.advisor1Salles, Cecilia Almeida-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:18:45Z-
dc.date.available2010-07-27-
dc.date.issued2010-05-31-
dc.identifier.citationCappellano, Ana Paula. Processo de criação da música pop e expansão dos registros de processo: o caso Let it Be - The Beatles. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/5319-
dc.description.resumoA seguinte dissertação pretende investigar o processo de criação da música pop a partir do estudo do formato audiovisual como registro de processo de criação musical, em particular, o gênero cinematográfico documentário e o formato audiovisual making of. São estabelecidas relações e interações entre a música criada na dinâmica da indústria fonográfica e a cultura da imagem, bem como com a expansão dos registros e documentos de processo da música desde a gravação eletrônica até o vídeo. Denomina-se música pop aquela da Indústria Cultural, de inserção nas mídias, especialmente as de massa, como o rádio, o cinema e a televisão e sua produção é vista como uma grande rede criativa. O documentário Let it Be, do grupo britânico The Beatles, filmado em 1969 e lançado em 1970, foi escolhido como estudo de caso e, a partir da abordagem da crítica de processos e da teoria das redes de criação da obra de arte, de Cecília Almeida Salles, é entendido como registro e índice do processo de criação coletivo da banda. O filme é considerado, nesta perspectiva, um precursor do formato audiovisual hoje denominado making of e, a partir da sua análise crítica, são reconhecidos diferentes momentos e pontos de tensão durante a criação e gravação de um álbum, nós das redes de criação da música pop. Procura-se entender como as interações entre seus integrantes, os sujeitos criativos, bem como com fatores externos àquele processo específico, caracterizavam o processo de criação coletivo da banda naquele ponto da carreirapor
dc.description.abstractThe following dissertation intends to investigate the creative process of pop music from the study of the audiovisual format as a musical creative process register, the documentary film and the making of in particular. Relations and interactions between the music created in the music industry dynamics and the culture of the image, as well as with the expansion of the registers and documents of process of music, from the eletronic record to the video, are established. Pop music refers to that of the Culture Industry, of media insertion, especially mass media, such as the radio, the cinema and the television, and their production is seen as a wide creative network. The documentary Let it Be, by the British group The Beatles, filmed in 1969 and released in 1970, was chosen as case study and, from the processes critique approach and based on the theories of the work of art creative networks, by Cecília Almeida Salles, it is understood as register and index of the collective process of creation of the band. The movie is considered, from this perspective, a precursor of the audiovisual format known today as the making of and, based on their critical analysis, different moments and points of tension are recognised during the creation and recording of an album, nods of the pop music network. We seek to understand how the interactions among their members, the creative subjects, as well as with external factors to that specific process, characterized the collective process of creation of the group at that stage of their careereng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T18:18:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula Cappellano.pdf: 909570 bytes, checksum: 9bc8bc07daf5a8f573369495814e08b6 (MD5) Previous issue date: 2010-05-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13896/Ana%20Paula%20Cappellano.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso de criaçãopor
dc.subjectRedes de criaçãopor
dc.subjectMúsica poppor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectIndústria fonográficapor
dc.subjectCreative processeng
dc.subjectCreative networkeng
dc.subjectPop musiceng
dc.subjectCommunicationseng
dc.subjectCulture industryeng
dc.subjectMusic industryeng
dc.subjectMaking ofeng
dc.subjectLet it Be (Documentario)por
dc.subjectThe Beatlespor
dc.subjectCriacao (Literaria, artistica, etc.)por
dc.subjectMusica popularpor
dc.subjectRockpor
dc.subjectRegistros sonorospor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleProcesso de criação da música pop e expansão dos registros de processo: o caso Let it Be - The Beatlespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula Cappellano.pdf888,25 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.