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Tipo do documento: Dissertação
Título: Família vende tudo: a representação da família na publicidade brasileira
Autor: Godoy, Rodrigo de 
Primeiro orientador: Motta, Leda Tenorio da
Resumo: O objetivo deste trabalho é surpreender o mito em ação na representação da família em certa publicidade brasileira. Seu corpus constitui-se de uma seleção de anúncios recortados de duas publicações de abrangência nacional, escolhidas pela diversidade e, logo, pela representatividade do público-alvo: Seleções de Reader s Digest e Veja. As bases teóricas da pesquisa compreendem duas frentes principais: a semiologia barthesiana e o conceito de mito que ela desenvolve, de um lado, e as histórias e a estruturação da família nuclear burguesa, num arco que vai de Engels a Philippe Ariès, e as transformações da publicidade no Brasil, de outro. Trabalhamos com a hipótese de que, malgrado os novos papéis que homens e mulheres desempenham hoje, na sociedade brasileira, salvo raras exceções, a publicidade impressa segue presa a um antigo modelo familiar, com sua velha distribuição de funções. Isso coaduna-se com a afirmação central de Barthes a propósito do discurso mitológico: o mito toma a cultura por natureza e cancela a História
Abstract: The objective of this study is to catch the "myth" in action through the representation of the family in some brazilian ads. Its corpus is made up of a selection of ads taken from two nationwide publications, chosen for the diversity and the representativeness of the target audience: Seleções de Reader's Digest and Veja. The theoretical basis comprises two main fronts: Barthes semiology and the concept of myth that it develops, on one side; the history and structure of the bourgeois nuclear family, in an arc that goes from Engels to Philippe Ariès, and the changes in advertising in Brazil, on the other side. We hypothesized that, despite the new roles that men and women now play in brazilian society, with few exceptions, the ads remain stuck to an old family model with its old function distribution. This is consistent with the central assertion of Barthes on the subject of mythological discourse: the "myth" takes the nature by culture and cancels history
Palavras-chave: Mito
Communication
Family
Advertising
Myth
Anuncios -- Aspectos sociais
Familia
Publicidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Godoy, Rodrigo de. Família vende tudo: a representação da família na publicidade brasileira. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5311
Data de defesa: 24-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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