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dc.creatorFreitas, Renata Oliveira Teixeira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215301D3por
dc.contributor.advisor1Salles, Cecilia Almeida-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:18:16Z-
dc.date.available2014-10-02-
dc.date.issued2009-10-26-
dc.identifier.citationFreitas, Renata Oliveira Teixeira de. As ações comunicacionais táteis no processo de criação do design de superfície. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/5261-
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo a investigação da identidade comunicacional tátil do design de superfície. Como ferramenta de aproximação comunicativa entre usuário e objeto, o design de superfície insere-se em um contexto mercadológico, cujos valores de compra se estendem para além do desempenho mecânico, englobando as esferas de conteúdos imateriais. Consideram-se as superfícies como interfaces ativas, capazes de estabelecer uma comunicação através de códigos sensoriais. Portanto, a importância do conteúdo informacional transmitido, assim como a própria transmissão, são questões que possuem relevância na esfera imaterial do contexto vivido e devem ser consideradas em um projeto de superfície. O estudo visa a entender como se desenvolve um projeto de design de superfície sob o ponto de vista da crítica do processo de criação, proposto por Salles (2008), buscando, pela reativação da rede criativa, evidenciar as especificidades que tornam o design de superfície uma área autônoma de pesquisa e desenvolvimento em design. A partir de uma coletânea de projetos com propósitos distintos das áreas de design, de arquitetura e de moda, busca-se, nas inter-relações estabelecidas entre os universos da praxis e das idéias, discutir tendências projetivas que exploram a comunicação tátil. Analisando desde as questões mais gerais de um projeto de design, que envolvem o ambiente cultural e mercadológico, até as questões específicas da prática do design de superfícies. Os autores adotados para embasar as discussões referentes aos sistemas de comunicação e o mercado da experiência emocional são: Fontenelle (2002), Lazzarato(2001), Negri (2001) e Görz(2005). No que se refere a percepção e a cognição dos sentidos foram consultados os estudos de Nicolelis (2008) e Flusser(2008)por
dc.description.abstractThis dissertation aims the investigation of the tactile communicational identity of surface design. As a communication tool that approaches the object and its users, the surface design is inserted in a market context in which the buying values extend beyond the mechanical performance, embracing the intangible contents spheres. Surfaces are considered to be active interfaces, capable of establishing a communication through sensitive codes. Therefore, the importance of the transmitted information content, as well as the transmission itself, are relevant matters in the intangible sphere of the living context and should be considered in a surface design project. The study targets the understanding of the surface design project development, from the perspective of the creative process critique, articulated by Salles (2008), seeking, through the reactivation of the creative network, to outline the specifics that make the surface design an autonomous area of research and development in design. Based on a vast number of projects with different projective intentions from the fields of design, architecture and fashion, the dissertation discusses the interrelations established between the universes of praxis and ideas, pointing out some projective tendencies that explore the tactile communication. Approaching from the general issues of a design project, which involve the culture and the market environment, to the specifics issues of the surface design practice. The chosen authors to base the discussions concerning the communication systems and the emotional experience market are: Fontenelle (2002), Lazzarato(2001), Negri (2001) and Görz(2005). On what is referred to the perception and cognition matters were consulted the works of Nicolelis (2008) and Flusser(2008)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T18:18:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renata Oliveira Teixeira de Freitas.pdf: 69986778 bytes, checksum: cec52945f813f30e5816864367554c5c (MD5) Previous issue date: 2009-10-26eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12160/Renata%20Oliveira%20Teixeira%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesign de superfíciepor
dc.subjectCrítica de processopor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectSurface designeng
dc.subjectCreative processeng
dc.subjectSemioticseng
dc.subjectCognitive scienceseng
dc.subjectDesignpor
dc.subjectCriacao (Literaria, artistica, etc)por
dc.subjectCiencias cognitivaspor
dc.subjectSemioticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleAs ações comunicacionais táteis no processo de criação do design de superfíciepor
dc.typeDissertaçãopor
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