REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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dc.creatorZuin, Aparecida Luzia Alzira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778964T9por
dc.contributor.advisor1Ferrara, Lucrecia D'Alessio-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:18:12Z-
dc.date.available2009-11-26-
dc.date.issued2009-08-10-
dc.identifier.citationZuin, Aparecida Luzia Alzira. The use of a Education as Mediation. 2009. 245 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/5255-
dc.description.resumoEsta pesquisa estuda a relação entre educação e mediação presente em exemplares de discursos institucionais, políticos e de comunicação de massa. A investigação concentra-se na análise do problema evidenciado em dois projetos educacionais: CEU - Centro Educacional Unificado - e CECI - Centro de Educação e Cultura Indígena -, criados pela Prefeitura Municipal de São Paulo, na administração do Partido dos Trabalhadores - PT/2001 -, e que se estenderam no cenário da mídia impressa até a campanha eleitoral do município, no período de 2004-2005. Os dois casos foram propostos como modelos educacionais e de política pública, nos moldes da comunicação popular de Paulo Freire, cujo objetivo principal é a prática da gestão democrática participativa. Nessa perspectiva, os Centros se configurariam como lugares, não só, de participação, mas sobretudo, de mediação. Centrando as primeiras análises na proposta dos espaços construídos para significar os Centros como mediação, chega-se aos exames dos discursos produzidos pela gestão municipal, pelos assessores técnico-pedagógicos, pelos arquitetos responsáveis pelos projetos, pela mídia impressa, bem como às relações intersubjetivas da comunidade onde se inserem e à própria organização de cada Centro. Dessas análises foi possível chegar à interpretação das diferenças entre o proposto e o construído. Do ponto de vista metodológico, o CEU e o CECI passam a ser entendidos como espaços de comunicação e sociabilidade, portanto, é necessário compreendê-los como textos semiótico-culturais, na medida em que os dois projetos recebem um tratamento especial da sociedade, da gestão pública e da grande mídia paulistana. Portanto, nesse universo, busca-se apreender as relações entre construções discursivas e os efeitos de sentidos por elas produzidos. Essas análises se fundamentaram na Sociossemiótica de Eric Landowski proposta em A Sociedade Refletida e Presenças do Outro; na Semiótica Plástica de Ana Claudia de Oliveira estabelecida em Vitrinas Acidentes estéticos na cotidianidade e outros; nos estudos de Lucrécia D Alessio Ferrara tal como apresentados em Design em espaços, Leituras sem palavras; Cidade: meio, mídia e mediação e outros. Além desses autores, a tese se apóia, também, nos conceitos de tecnosfera e psicosfera discutidos por Milton Santos; programa e projeto contextualizados em Giulio Carlo Argan; na teoria de Jürgen Habermas em Mudança Estrutural da Esfera Pública; Consciência Moral e Agir Comunicativo; em Néstor García Canclini - Culturas Híbridas para entrar e sair da Modernidade e A globalização imaginada; em Baudrillard - O sistema dos Objetos e em Jesús Martin-Barbero - Dos Meios às Mediações. Das ciências da educação tomaram-se como proposições teóricas: Moacir Gadotti, Paulo Roberto Padilha e Roberto da Silva, cujas análises educacionais prevêem um entrelaçamento entre os ideais freireanos presentes em Educação com Qualidade Social, As Cidades Educadoras. Com todos esses autores foi possível estabelecer um diálogo para estudar os dois projetos planejados pela gestão municipal. Observando os enfoques comunicativos presentes nas questões pertinentes ao espaço público, à esfera pública política e ao problema da ação comunicativa do mundo vivido suplantado pelo mundo sistêmico, foi possível apreender e analisar as associações, convergências e divergências que conferem ao CEU e ao CECI valores que superam os aspectos exclusivamente físicos ou funcionais. Para complementar as análises utilizamos, dentre outras bases iconográficas colhidas na mídia impressa, os documentos, registros e projetos político-pedagógicos relativos aos dois Centros Educacionais.por
dc.description.abstractThis research studies the relation between education and mediation presented in samples of institutional, political and mass communication discourses. The investigation is focused on the analysis of a problem found in two educational projects: CEU, Unified Educational Center, and CECI, Indigenous Educational and Cultural Center, which were established by São Paulo City Hall under the administration of the Labor Party (Partido dos Trabalhadores PT) in 2001 and they kept appearing in the print media until the following city elections in 2004-2005. Both cases were proposed as models of educational and public policy, according to Paulo Freire s concept of popular communication, which has as its main objective the practice of a democratic and participative management. In this perspective, the Centers can be seen as places not only for participation, but also for mediation. Focusing the first analysis on the proposal of spaces built to represent the Centers as mediation, we started to exam the discourses produced by the city management, by the technical and educational assistants, and by the architects responsible for the projects, and by the media, as well as examining the intersubjective community relationships and each Center s own organizational structure. Through these analyses it was possible to arrive at an interpretation of the differences between what was proposed and what was actually done. From a methodological point of view, CEU and CECI can be understood as communicational and sociability spaces and, therefore, it is necessary to see them as semiotical and cultural texts since both projects receive a special treatment by the society, the public administration and the media in São Paulo. So, we have aimed at apprehending the relationships between discourses and their resulting effects of meaning. The analyses were based on the concept of Sociosemiotics proposed by Eric Landowski in A sociedade Refletida e Presenças do Outro; on the Plastic Semiotic established by Ana Claudia de Oliveira in Vitrinas Acidentes estéticos na cotidianidade; on the studies of Lucrécia D Alessio Ferrara as presented in Design em espaços, Leituras sem palavras; Cidade: meio, mídia e mediação. Beyond of that authors this thesis is also supportes on the concepts of technosphere and psycoshpere discussed by Milton Santos; on the program and project contextualized by Giulio Carlo Argan; on Jürgen Habermas theory in Mudança Estrutural da Esfera Pública; Consciência Moral e Agir Comunicativo; on Néstor García Canclini s Culturas Híbridas para entrar e sair da Modernidade and A globalização imaginada; on O sistema dos Objetos by Jean Baudrillard; and on Jesús Martin-Barbero s Dos Meios às Mediações. In the field of educational science, the theoretical propositions came from Moacir Gadotti, Paulo Roberto Padilha and Roberto da Silva, whose educational analyses foresee an intertwinement between Freire s ideals presented in Educação com Qualidade Social and As Cidades Educadoras. All this authors contributed to establishing a dialogue to study the two projects planned by the city management. By observing the communicative perspectives found in the issues related to the public space, to public politics, and to the problem of communicative action in the living world supplanted by the systemic world, it was possible to understand the associations, the convergences and the divergences which give an importance to CEU and CECI that goes beyond exclusively physical or functional aspects. In order to complement the analyses, we used documents, registers and political-educational projects related to both educational Centers, among other iconographical data collected in the print media.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/11767/AparecidaLuziaAlziraZuin.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectSemioticseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectCentro Educacional Unificado (Sao Paulo, SP)por
dc.subjectCentro de Educacao e Cultura Indigena (Sao Paulo, SP)por
dc.subjectEducacao na comunicacao de massa -- Sao Paulo (cidade)por
dc.subjectSemiotica -- Aspectos sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO uso da educação como mediaçãopor
dc.title.alternativeThe use of a Education as Mediationeng
dc.typeTesepor
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