REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/5183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Sílvia Cristina Aguetoni-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559994T6por
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Amálio-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:17:47Z-
dc.date.available2009-04-23-
dc.date.issued2009-03-23-
dc.identifier.citationMarques, Sílvia Cristina Aguetoni. O cinema da paixão: cultura espanhola na mídia. 2009. 113 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/5183-
dc.description.resumoA atual pesquisa tem como objetivo principal desnudar as combinações entre elementos religiosos/ cristãos-europeus com erotizados/flamencos-arabizantes que começaram a se formar na Espanha a partir do século VIII e continuam sendo reelaborados nos dias de hoje , num constante processo de convivência em tensão. Para tanto serão utilizados alguns filmes de cineastas relevantes no tema em questão ( Luis Buñuel, Pedro Almodóvar, Carlos Saura e Bigas Luna), que estabelecerão uma trajetória da cultura espanhola , mestiça e barroca , por meio do cinema. Apesar de pertencerem a províncias e épocas diferentes e de possuírem estilos distintos, os quatro cineastas trabalham ou trabalharam exaustivamente com os grandes ícones da cultura espanhola: as touradas , os pratos típicos como a paella e a tortilla , a dança e a música flamenca , os ataques terroristas do pós-franquismo. A tese foi desenvolvida a partir de exemplos de cenas fílmicas que, analisadas juntamente com autores do cinema e da teoria da mestiçagem, explicitam a combinação em tensão de elementos variados da cultura espanholapor
dc.description.abstractThe current research has as main objective to uncover combinations between religious / Christian European elements and eroticized / flamenco Arabian elements that started to take shape in Spain from the 8th century on and keep being reelaborated nowadays in a constant process of tense coexistence. In order to achieve this objective, some movies by relevant film directors for the subject matter (such as Luis Buñuel, Pedro Almodóvar, Carlos Saura, and Bigas Luna) will be used, establishing the hybrid and baroque Spanish culture through the movies. Despite the fact that these moviemakers belong to different provinces and times and that they have distinctive styles, the four of them exhaustively work or have worked with great icons from Spanish culture: bullfights, typical dishes, such as paella and tortilla, flamenco dance and music, terrorist attacks after Franco s era. The thesis was developed based on examples from movie scenes. Analyzed together with screenwriters and the theory of mestizaje, these examples make explicit the tense combination of different elements of Spanish cultureeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/14077/Silvia%20Cristina%20Aguetoni%20Marques.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura espanholapor
dc.subjectMestiçagem culturalpor
dc.subjectSpanish cinemaeng
dc.subjectSpanish cultureeng
dc.subjectCultural mestizationeng
dc.subjectCinema espanhol -- Historiapor
dc.subjectCultura -- Espanhapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO cinema da paixão: cultura espanhola na mídiapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvia Cristina Aguetoni Marques.pdf2,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.